Google Cloud lança solução de IA e analytics voltada para telecom
O Google Cloud lançou três novas soluções voltadas para telecom que unem inteligência artifical e analytics. O anúncio ocorreu durante a Mobile World Congress, em Barcelona, nesta segunda-feira, 27.
Os novos serviços são: Telecom Network Automation (para criação de redes orientadas por intenção) Telecom Data Fabric (para gerenciamento e análise de dados) e Telecom Subscriber Insights (ferramenta de retenção de clientes com inteligência artificial). As soluções funcionam em integração e estão disponíveis em preview (veja os detalhes mais abaixo).
O Google Cloud também conta com uma atualização do Google Distributed Cloud Edge (GDC Edge), para que os provedores possam trazer a infraestrutura do Google Cloud para a última ponta das suas redes por acesso de rádio (RAN) e 5G, utilizando o Google Kubernetes Engine (GKE) com a introdução do Network Function Optimizer for GKE.
- Telecom Network Automation:
Oferece aceleração da rede e implementações edge por meio de ferramentas de automação nativas de nuvem, baseadas em Kubernetes e aprendizados da indústria através do Nephio, um projeto de código aberto que o Google Cloud em parceria com a Linux.
Há ferramentas voltadas também para time-to-market, interoperabilidade entre múltiplos provedores e custos operacionais.
- Telecom Data Fabric
Soluções para simplificação de coleta, normalização e correlação dos dados por uma adaptador de framework. Os dados são expostos por meio de modelos unificados, com arquitetura BigQuery e DataPlex. Utilizado em paralelo ao Vertex AI, permite a criação de aplicativos analíticos de IA e ML para oferecer suporte a operações de rede entre domínios, eficiência energética, experiência do assinante e monetização.
- Telecom Subscriber Insights
Utiliza inteligência artificial para otimizar insights com base de dados já existente. A solução ingere e analisa dados com modelos de IA para fornecer ações recomendadas e ajuda as empresas a interagir com seus assinantes em múltiplos canais, com cross-sell, upsell e gerenciamento de rotatividade.
Com informações da assessoria de imprensa