Globosat vai transmitir abertura, jogos de futebol e basquete em 4K nas Olimpíadas
A transmissão da semi-final e da final da Eurocopa em 4K por aplicativo de streaming a smart TVs atingiu uma audiência total de 150 mil pessoas, das quais, 80 mil apenas na final. Na visão dos envolvidos, foi um sucesso. A transmissão ocorreu sem falhas e a quantidade de pessoas que se conectaram superou mais de uma centena de vezes piloto realizado durante o Rock in Rio, ano passado.
Com o desempenho, a Globosat decidiu transmitir também a abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a cerimônia de encerramento, e vai também exibir em 4K jogos de futebol e de basquete do evento. A empresa estuda, ainda, a possibilidade de transmitir com tecnologia HDR.
Todo o conteúdo será acessível gratuitamente por meio de aplicativo da Globosat Play, instalado em smart TVs Samsung, Sony, LG. A tecnologia de streaming usada é 100% brasileira, desenvolvida pela empresa fluminensa Storme Security, que também vai fornecer parte dos sistemas de reconhecimento de placas de carros e de rostos durante os Jogos Olímpicos para as forças de segurança.
Wanderley Abreu, CEO da Storm, conta ao Tele.Síntese que o streaming será feito a partir do sinal integral da NBC, a empresa contratada pelo Comitê Olímpico para fazer o broadcast dos jogos, provavelmente sem câmeras adicionais usadas pela Globo. Em algumas smart TVs, como as da marca LG, além das imagens, o usuário poderá acessar dados adicionais. A Globosat ainda não decidiu se quer, também, oferecer opções de escolha de câmeras, o que deve acontecer na transmissão para quem se logar pela internet no site da Globo para ver a Rio 2016. A Storm também é a responsável pelo streaming para o portal web da emissora.
Teste na UEFA
Durante a Eurocopa, a Storm fez o streaming de três perfis diferentes de vídeos, para atender às diferentes bandas dos usuários e a compatibilidades dos modelos de TV. Isso exigiu uma saída de 40 mbps da Globosat, e levou a Storm consumir nada menos que 150 Gbps. “Fizemos três profiles diferentes de 4K, um de 50 frames por segundo, a 20 Mbps; outro de 30 Fps a 12 mbps; e mais um a 30 Fps a 16 Mbps, este para as TVs Samsung”, conta Abreu. Como o aplicativo também funcionava em TVs inteligentes HD e Full HD, a empresa transmitiu ainda diversos perfis de vídeo nessas resoluções.
Durante as Olimpíadas, ele espera que a audiência por evento transmitido em 4K seja de 150 mil pessoas, quase o dobro do que aconteceu na Eurocopa. “Em HD terá ainda muito mais, serão 46 canais passando todos os eventos”, lembra. Esses canais serçao exclusivos da web.
O teste na final de futebol das seleções europeias teve a intenção de ver a aderência ao produto e a robustez da tecnologia. A empresa ampliou a distribuição por CDN do conteúdo, usando sete parceiros, entre eles, Amazon e Akamai. Apenas com CDN, o investimento nessa transmissão, incluind 4K, Full HD e HD, foi de R$ 200 mil. “Estamos desenvolvendo a tecnologia em parceria com a Globosat há um ano”, ressalta Abreu.
O Globosat Play não é o primeiro aplicativo transmissão de conteúdo audiovisual feito pela Storm. “Estamos por trás de todos os ‘Plays’ do mercado”, conta o CEO da empresa, que tem oito anos, pouco mais de 100 funcionários e receita anual ao redor de R$ 15 milhões.
Segundo ele, o que mais impressionou no piloto da UEFA, porém, não foi o bom desempenho da tecnologia. “Nos surpreendeu tanta gente usar 4K. Na experiência anterior do Rock in Rio, foram mil pessoas. Houve um salto enorme em um ano”, conclui.