Gigapower: AT&T e BlackRock formam joint venture de rede neutra de fibra nos EUA

Empresa planeja disponibilizar conexão de internet para 1,5 milhão de clientes em regiões diferentes das quais a AT&T atua
AT&T e BlackRock formam a joint venture de rede neutra Gigapower
Gigapower, joint venture de rede neutra entre AT&T e BlackRock, deve levar conexão por fibra a 1,5 milhão de clientes (crédito: Freepik)

A AT&T formou uma joint venture com a companhia de private equity BlackRock Alternatives para fornecer uma rede neutra de fibra óptica nos Estados Unidos.

A empresa, nomeada Gigapower, deve disponibilizar infraestrutura de fibra para provedores de serviços de internet (ISPs) e outros negócios no território norte-americano.

A Gigapower planeja implantar uma rede de fibra multi-gig confiável para um número inicial de 1,5 milhão de clientes em todo o país, usando uma plataforma comercial de acesso aberto. A implantação da rede deve incrementar a meta atual da AT&T de instalar pontos de acesso por fibra em mais de 30 milhões de locais até o fim do ano de 2025.

A joint venture atenderá clientes fora da área tradicional de serviços de telefonia fixa da AT&T, cujo alcance, atualmente, engloba 21 estados norte-americanos.

Segundo a AT&T, a implantação da rede neutra deve, além de providenciar internet rápida e segura, estimular as economias locais das comunidades nas quais a Gigapower irá operar.

“A fibra é a força vital do comércio digital”, disse, em nota, Bill Hogg, CEO da empresa recém-fundada.

“Temos uma equipe de profissionais construindo esta rede de fibra fixa de acesso aberto comercial escalável. Nosso objetivo é ajudar os provedores de serviços locais a fornecer conectividade por fibra, criar infraestruturas de comunicação necessárias para alimentar a próxima geração de serviços e trazer capacidades multi-gig para ajudar a fechar a lacuna para aquelas que atualmente não dispõem de serviços multi-gig”, complementou Hogg.

A Gigapower será administrada conjuntamente por AT&T e BlackRock. O negócio ainda deve passar por aprovações regulatórias.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10523