Gestão seleciona projetos para o Startup GOV.BR

Iniciativa que cria startups para atuação no setor público já tem 23 apoiadas, e agora seleciona mais órgãos que desejam utilizar a metodologia ágil em projetos específicos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma nova rodada de seleção de projetos para serem incluídos no Startup GOV.BR. O programa tem como objetivo apoiar e acelerar a transformação digital de iniciativas do governo federal. Os órgãos interessados tem até o dia 31 de outubro para encaminhar seus pedidos.

No momento, existem 23 startups em andamento no programa. Entre os destaques deste trabalho do ministério estão o Porto Sem Papel, o Novo CadÚnico e o FGTS Digital. O programa também já encerrou o trabalho em outras 11 iniciativas, como a que desenvolveu a infraestrutura do Brasil Participativo e que ajudou na priorização de programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

“Nosso objetivo é agilizar projetos digitais estratégicos, com metodologias ágeis e times multidisciplinares e exclusivos para atuarem em diversos órgãos como startups”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Entre os critérios para a seleção de projetos estão o número de beneficiários, o desenvolvimento econômico e social, a economia de recursos e a abrangência nacional.

O público-alvo da nova seleção são órgãos do Governo Federal com projetos estratégicos de transformação digital que ainda não dispõem de capacidade para desenvolvê-los plenamente. “Desta forma, conseguimos impactar indiretamente pessoas e empresas, que são beneficiados pelos projetos e serviços apoiados e transformados com o apoio do Startup GOV.BR”, acrescenta Mascarenhas.

No âmbito do programa, a Secretaria de Governo Digital (SGD) disponibiliza ferramentas tecnológicas, orientação metodológica e equipes multidisciplinares de profissionais de tecnologia da informação para atuação nos projetos a serem executados. Os perfis profissionais incluem gestão de projetos, segurança da informação e ciência de dados.

Para encaminhar o projeto para a equipe da Secretaria de Governo Digital (SGD), os órgãos interessados devem seguir as orientações disponíveis no GOV.BR. As inscrições devem ser feitas aqui. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112