Gemalto usa biometria e aprendizado de máquina para prevenir fraude bancária
O Gemalto Assurance Hub é a nova solução da empresa para prevenção a fraudes em transações bancárias online. Alimentada por aprendizado de máquina, a solução analisa o perfil e o comportamento dos clientes em tempo real. A plataforma ativa medidas de autenticação adicionais quando necessário, oferecendo uma experiência tranquila ao usuário.
Como se baseia em Big Data, a solução processa milhões de transações criadas a partir de milhares de atributos (como determinação do perfil dos dispositivos, localização, comportamento do usuário, dados biométricos ou estilo do teclado) para analisar o comportamento em tempo real e acionar as verificações de autenticação apropriadas, quando necessário. Por exemplo, se alguém fizer uma transação de alto valor a partir de uma localização incomum, uma autenticação biométrica adicional, como impressão digital ou reconhecimento facial, será solicitada para validar a transação.
“Um recente estudo da Gemalto mostrou que 44% dos consumidores deixariam o banco se ocorresse uma violação de segurança, e 38% mudariam para um concorrente que oferecesse um melhor serviço. Ao mesmo tempo, os consumidores sofrem com rejeições injustificadas e várias etapas de autenticação ao realizarem transações bancárias online ou no dispositivo móvel”, disse Bertrand Knopf, vice-presidente executivo para Transações Bancárias e Pagamentos na Gemalto. “O desafio é minimizar e simplificar os procedimentos de segurança, sem comprometer a confiança no setor bancário digital. Isso é o que o Gemalto Assurance Hub faz tão facilmente.”
De acordo com a empresa, o Gemalto Assurance Hub integra, em uma única plataforma, as principais tecnologias de prevenção de fraudes, incluindo as soluções existentes dos bancos. (Com Assessoria de Imprensa).