FWA 5G: Huawei estima mais 60 milhões de usuários até 2025
A Huawei estima um crescimento mundial de mais de 60 milhões de usuários da banda larga fixa via 5G até 2025 – a chamada tecnologia FWA (Fixed Wireless Access) 5G. Os dados foram compartilhados nesta terça-feira, 18, por Sun Baocheng, CEO da empresa no Brasil, durante apresentação no Futurecom 2022, realizado em São Paulo.
O levantamento da Huawei aponta que há cerca de 3 milhões de usuários atualmente, mas a tecnologia ainda não é aplicada no Brasil. Baocheng defende colaborações no país em diferentes ramos. ”Precisamos de muitos parceiros de diferentes indústrias”, afirmou o CEO.
Para o executivo, a tecnologia FWA 5G é uma tendência no Brasil e no mundo já que apresenta alternativas de implementação mais simples que a banda larga comum, em fibra. “O que convencionalmente leva meses, o FWA pode ser concluído em dias ou até mesmo horas”, afirmou Baocheng.
“Quando falamos de dificuldades na conectividade, a maioria das pessoas provavelmente só pensa em alguma área rural, mas, na verdade, em algumas áreas urbanas, principalmente no Brasil, é muito difícil implantar a fibra, cabos”, observa o CEO.
Preços
Em setembro, o Diretor de Soluções Integradas da Huawei do Brasil, Carlos Roseiro, afirmou, no INOVAtic Nordeste, realizado pelo Tele.Síntese, que os equipamentos FWA já ficaram 25% mais baratos neste ano, em relação a 2021. A tendência é que estes preços continuem a baixar.
“Ano passado custavam 200 dólares, hoje já são encontrados por 150 dólares”, falou Roseiro em sua apresentação no evento.
Apesar da redução, o preço ainda não é inferior ao custo de implantação de fibra. Por isso, ele defendeu que inicialmente o modelo de negócio do FWA mire o mercado corporativo, indústrias e, principalmente, PMEs.