Furukawa lança primeiros equipamentos ópticos após compra de tecnologias da AsGa

Novas linhas de produtos são os primeiros resultados da aquisição do portfólio da brasileira AsGa

fibra óptica ztt solverdeA Furukawa lançou duas linhas de equipamentos ópticos neste semana. O produtos são resultantes da aquisição das tecnologias e do portfólio da AsGa, de Paulínia (SP), ocorrida no ano passado. Uma delas é a linha LightDrive, formada por soluções de acesso óptico com tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) e destinada, principalmente, ao mercado de provedores de serviços de internet (ISPs) – e também para operadoras, governo e utilities. O outro lançamento consiste nos primeiros equipamentos ópticos WDM (Wavelength Division Multiplexing) fabricados e comercializados pela Furukawa no Brasil.

“Essa nova linha WDM é voltada para operadoras que atuam como carrier to carrier, utilities e provedores de serviços que precisam otimizar suas redes de fibra óptica, ampliando a capacidade de banda para atender maior número de usuários com a mesma fibra”, explica Sergio Scarpin, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Sistemas da Furukawa. “São soluções bastante compactas, com ótima relação custo-benefício e operação e manutenção mais simples, em relação a outros produtos do mercado”, acrescenta.

Os equipamentos podem ser configurados para oferecer de 4 a 40 canais de 10 Gbits/s (cada um). A solução é completa e inclui amplificadores e pré-amplificadores ópticos, multiplexadores, transponder, OADM (Optical Add-Drop Multiplexer), chave óptica, corretor de dispersão cromática e, ainda, gerência de rede. Produzidos no país, com tecnologia nacional, os novos equipamentos têm suporte local, PPB (Processo Produtivo Básico) e podem ser adquiridos por intermédio de várias fontes de financiamento – entre eles, o BNDES Finame.

LightDrive, para ISPs
A linha de soluções de acesso óptico LightDrive foca os provedores de internet. Produzida no Brasil (em Santa Rita do Sapucaí), com tecnologia nacional, a linha LightDrive oferece uma plataforma GPON que atende tanto o mercado residencial como o corporativo.

A diferença entre uma solução e outra está no terminal de acesso do assinante (ONT). Para o mercado corporativo, por exemplo, a linha LightDrive dispõe de um modelo de terminal que se conecta diretamente a equipamentos PABX (conectividade E1). Para residências, oferece terminais Bridge ou com roteador Wi-FI e de voz (conexão com telefonia). Já o equipamento concentrador de assinantes (OLT), que é instalado na central da operadora, é escalável, podendo ser configurado em soluções a partir de oito portas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11030