Fundo Pátria vende ODATA para a Aligned

Operação marcará a expansão internacional da Aligned com sua entrada no mercado de data center na América Latina.

Fachada da ODATA (foto: André Sievers / divulgação)

A Aligned Data Centers anunciou, nesta terça-feira, 13, o fechamento de um acordo definitivo para adquirir a ODATA, provedora de serviços de data center do fundo Pátria Investimentos. A conclusão da operação está prevista para o início de 2023.O valor da transação não foi divulgado.

A Aligned, que é de propriedade majoritária dos fundos administrados pela Macquarie Asset Management, entrou em acordo definitivo para receber um investimento minoritário estruturado na ODATA dos fundos administrados pela SDC Capital Partners (“SDC”), uma empresa de investimento em infraestrutura digital com foco operacional, com ampla experiência no desenvolvimento, propriedade e operação de data centers de hiperescala em todo o mundo, inclusive na América Latina.

A Aligned oferece data centers em escala, sustentáveis e adaptáveis, além de soluções “Build-to-Scale” para clientes globais de hiperescala e empresas. Esta transação marca a expansão da empresa na América Latina e a posicionará como uma das maiores operadoras de data centers privados nas Américas, com uma capacidade de aproximadamente 2 GW em 30 locais em plena construção.

A ODATA está entre as plataformas de data centers de hiperescala de crescimento mais rápido na América Latina, com instalações operacionais estrategicamente localizadas em todo o Brasil, Colômbia, México e Chile, além de data centers adicionais em desenvolvimento em toda a região. Além da sinergia em fornecer soluções de infraestrutura de TI escaláveis, flexíveis e ultra conectadas, o compromisso da ODATA com uma estratégia de energia renovável e práticas de projetos sustentáveis é consistente com a visão de ESG da Aligned.

A empresa está estruturando uma solução para se tornar uma autoprodutora de energia renovável no Brasil e tem um caminho claro para fornecer energia 100% verde, um requisito chave dos clientes de hiperescala.

“A ODATA é uma plataforma excepcional criada pelo Pátria Investimentos, há sete anos no mercado de data centers em rápido crescimento. Estamos orgulhosos de ver que a empresa evoluiu rapidamente de uma startup para um dos principais players do mercado latino-americano, servindo os mais proeminentes fornecedores de nuvem no Brasil, Chile, Colômbia e México”, comenta Felipe Pinto, Parceiro de Infraestrutura do Pátria Investimentos.

O executivo também destaca que a aquisição da ODATA pela Aligned Data Centers, um player global líder no setor de infraestrutura tecnológica, é um reconhecimento da capacidade do Pátria de desenvolver plataformas de infraestrutura líderes em toda a América Latina.

A transação está sendo financiada pela Aligned, juntamente com um investimento de capital preferencial de fundos administrados pela SDC. Além disso, SMBC, MUFG (como coordenadores de co-estruturação), Deutsche Bank, e Nomura atuaram como organizadores principais em conjunto para o financiamento da dívida recém-comprometida para esta transação.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373