Fundo de US$ 5 bi da Softbank para a AL terá escritório em SP
O grupo japonês Softbank abriu escritório em São Paulo para sediar a administração de um fundo dedicado a aportes em inovação na América Latina. O Softbank Innovation Fund nasce com US$ 5 bilhões em capital e será comandado por Marcelo Claures, diretor de operações do grupo.
A gestão do fundo será feita por uma equipe composta inicialmente por três sócios-gerentes que vão selecionar os investimentos:
André Maciel, brasileiro, será responsável pela estruturação de transações, supervisionando o escritório do SoftBank Innovation Fund no Brasil, na capital paulista, e investimentos em outros fundos da fase inicial da América Latina. Anteriormente, André foi Diretor Geral na J.P. Morgan, onde ficou por 17 anos em posições de liderança na M&A and Equity Capital Markets, com foco em tecnologia;
Shu Nyatta será responsável pelo fornecimento e implementação de novos investimentos. O executivo está no SoftBank desde 2015 em diferentes funções de investimento. Anteriormente, trabalhou no J.P. Morgan e na McKinsey & Co. Ficará baseado em Miami e no Vale do Silício.
Paulo Passoni será responsável pela terceirização e implementação de novos investimentos. Anteriormente, Paulo foi Diretor Administrativo e Analista da Third Point LLC, com foco em investimentos na América Latina, e antes disso, Diretor de Investimentos na Eton Park. Ele tem uma profunda experiência em investimentos, inclusive em várias startups latino-americanas. Paulo ficará no escritório de Miami.
Além de São Paulo, o SoftBank Innovation Fund terá escritórios e equipes também em Miami e San Carlos (EUA), Tóquio (Japão). (Com assessoria de imprensa)