Funcionários do BC ampliam mobilização e novos recursos do Pix podem ser afetados

O sindicato dos funcionários do BC avisou que, a partir desta terça-feira, 26, a mobilização será intensificada e novos recursos do Pix e o desenvolvimento do Drex podem ser afetados

Servidores do BC voltam a ser mobilizar e recursos do Pix na mira - Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Sede do Banco Central, em Brasília – Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) anunciou que vai intensificar a partir dessa terça-feira (26) a mobilização da categoria. A chamada operação-padrão dos funcionários do BC, que começou há dois meses, entra agora numa segunda fase que pode afetar a implementação de novos recursos do Pix e o desenvolvimento do Drex, nome do real-digital ou CBDC brasileira.

Segundo Fabio Faiad, presidente da entidade, a decisão foi antecipada porque não consegue negociar com o governo federal. “Estamos dispostos a negociar, mas o governo só diz que vai estudar.”

Desde o início da primeira fase da operação-padrão, o BC vem registrando atrasos na divulgação de índices como o IBC-BR e outros.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (25), após uma reunião do sindicato com o José Lopez Feijóo, secretário de Relações e Trabalhos do Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI), que, segundo o sindicato, não propôs nada nem uma nova data para a apresentação de uma contraproposta.

Entre os destaques na pauta da categoria estão:

  • mudanças na reestruturação de carreira dos servidores do Banco Central do Brasil como a criação de uma retribuição por produtividade para os especialistas do BC;
  • exigência de ensino superior para o cargo de técnico do BC
  •  alteração de nomenclatura para o cargo de analista

Segundo o Ministério da Gestão, estão sendo criadas as Mesas Setoriais de Negociação e as carreiras do Banco Central é uma das 10 primeiras a serem constituídas.

Falha em recursos do Pix

Hoje, 25, os clientes do Nubank, Itaú, PagBank relataram muita instabilidade no Pix, com dificuldades de concluir transferências para outras instituições. As falhas teriam começado no início da tarde.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693