Fujitsu lança solução de otimização computacional para IA

Tecnologia aperfeiçoa o uso de CPUs e GPUs como forma de suportar cargas de trabalho de alta intensidade, incluindo IA generativa e deep learning; outra novidade é uma ferramenta para processamento de vários programas em sistema HPC
Fujitsu lança soluções para computação de alto desempenho e IA
Fujitsu lança soluções para computação de alto desempenho, incluindo IA (crédito: Freepik)

A Fujitsu desenvolveu uma tecnologia capaz de otimizar o uso de CPUs e GPUs como suporte a cargas de trabalho que exigem alta eficiência para execução, como Inteligência Artificial (IA) generativa, deep learning e outras aplicações.

Em nota, a empresa destacou que a iniciativa tem o objetivo de responder à escassez global de GPUs, no sentido de otimizar os recursos computacionais existentes. A tecnologia deve permitir que a IA embutida calcule e selecione automaticamente o recurso mais apropriado para um problema que os clientes desejam resolver de acordo com os seus requisitos.

Para complementar a novidade, a empresa também está lançando uma solução que alterna o processamento de múltiplos programas em tempo real, sem esperar pela conclusão de um software em execução num sistema HPC (computação de alto desempenho), que executa cálculos em grande escala ligando vários computadores.

Na prática, a tecnologia deve habilitar o processamento de aplicações que exigem recursos computacionais de grande escala e desempenho em tempo real, como gêmeos digitais e plataformas de IA generativa.

Como funciona

Segundo a Fujitsu, ao utilizar CPU e GPU durante o processamento de programas, a solução consegue distinguir quais requerem uma GPU e quais podem ser executados por uma CPU. Entre outros casos de uso, isso permite dar celeridade ao treinamento de modelos de dados gráficos de IA.

Além disso, a solução possibilita que plataformas HPC sejam usadas para executar programas que exigem desempenho em tempo real, sem esperar pela conclusão do software que conecta diversos computadores.

“Essa tecnologia permite que aplicações que exigem desempenho em tempo real para gêmeos digitais, IA generativa e descoberta de materiais e medicamentos sejam executadas mais rapidamente usando recursos computacionais semelhantes aos de HPC”, afirma a companhia, em nota.

No futuro, a Fujitsu planeja utilizar a tecnologia de otimização de recursos de CPU e GPU para processar dados em sua plataforma de IA avançada. Também está nos planos aplicar a solução de otimização HPC em um simulador de computador quântico.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111