Fornecedores do Executivo já podem atualizar cadastro pela internet
Os 376 mil fornecedores do Executivo federal já podem atualizar seus dados cadastrais pela internet, sem precisar mais fazer esse processo de forma presencial. O anúncio foi feito pelo secretário de Gestão, da Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
Segundo ele, até a estreia do serviço digital os fornecedores eram obrigados a comparecer em uma das 1.855 unidades em que trabalhavam cerca de 4.00o servidores federais para atualizar seus dados. Em 2018 as licitações movimentaram R$ 48 bilhões. Uma vez por ano as empresas precisavam ser atendidas presencialmente para atualizar seus dados.
“Esse controle agora é feito do parque, daqui e de onde vocês estiverem”, destacou o secretário, referindo-se ao Sicaf, sistema de cadastramento de fornecedores para participar de licitações do governo. “Com o Sicaf 100% digital, nós fizemos integração das máquinas com a base de dados que precisa ser verificada. Então, a gente enxerga a regularidade da receita do INSS e do FGTS e, assim por diante, e já pode agradecer à empresa que participar das licitações”, afirmou durante o Encontro Tele.Síntese, realizado ontem, 9, em Brasília.
Antes disso, comparou o secretário, a empresa tinha que deslocar um representante para ser atendido em uma das unidades de cadastramento de fornecedores. Ele diz que, a cada ano, 24 mil novos fornecedores são cadastrados no país.
Taxigov, central de compras e Plataforma +Brasil
O palestrante considerou que as tecnologias de informação e comunicação estão ajudando o governo a aperfeiçoar a gestão de 188 órgãos federais, incluindo autarquias, agências reguladoras, universidades, institutos e escolas técnicas federais.
Outras novidades nessa área apontadas por Heckert foram: o taxigov, com a eliminação de frotas e departamentos de transportes dos órgãos federais, e a central de compras, que organiza faz as encomenda aos fornecedores, deixando a União de gastar com o armazenamento de produtos.
Também citou o lançamento da Plataforma +Brasil, que substitui o antigo sistema de transferências federais para os municípios conhecido como Siconv. O novo sistema foi lançado durante a Marcha de Prefeitos a Brasília promovida pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), que está sendo realizada em Brasília até sexta-feira, 12.