Fornecedores ampliam ofertas de chipsets 5G, aponta GSA
A oferta de chipsets para dispositivos 5G, incluindo modems e processadores de tecnologia celular, está em expansão, indica relatório da GSA, associação global de fornecedores de equipamentos para redes móveis (não confundir com a GSMA, entidade mundial que representa as operadoras).
Segundo a associação, sete fornecedores de chipsets de quinta geração móvel – Autotalks, HiSilicon (Huawei), MediaTek, Qualcomm, Rockchip, Samsung e Tsinghua Unigroup (Unisoc, antes conhecida como Spreadtrum) – estão ampliando os seus portfólios.
Com base em dados compilados até maio deste ano, a GSA aponta que há 90 processadores móveis e plataformas 5G e 19 modems discretos comercialmente disponíveis no mundo. Além disso, a entidade indica que mais cinco estão em estágio pré-comercial.
De acordo com o relatório, 94 chipsets disponíveis no mercado – incluindo processadores, plataformas, modems e IoT – têm suporte às redes 5G standalone. Os componentes representam 81% dos circuitos integrados da tecnologia móvel mais recente.
Adicionalmente, a GSA aponta que 84 chipsets 5G são compatíveis com o serviço móvel no espectro abaixo de 6 GHz e 55 funcionam em frequências de ondas milimétricas.
“Há uma escolha crescente de chipsets de modems e processador móvel para dispositivos 5G”, afirma Kaneshwaran Govindasamy, analista da Global 5G Community.
Ele explica que as plataformas celulares discretas trabalham com chips para comunicação por sinal modular, não contendo CPU e GPU, como o processador celular tradicional. “As plataformas celulares discretas oferecem um custo potencialmente mais baixo e um design mais modular, mas requerem um chip de processador separado que pode aumentar o tamanho geral do dispositivo”, resume Govindasamy.
Crescimento
Segundo o relatório, o mercado de chipsets tem crescido à medida que o 5G avança no mundo. Na parcial deste ano até abril, o número de plataformas e processadores móveis de rádio 5G cresceu 5%, ao passo que a oferta de modems teve alta de 3%.
“O número de chipsets 5G aumentou de forma constante ao longo de 2023 e isto parece continuar em 2024, embora a um ritmo muito mais lento durante os primeiros quatro meses do ano, com novos modems, processadores e plataformas móveis a serem lançados por vários fornecedores”, avalia a GSA, a respeito do mercado de chipsets de quinta geração celular.
“Isto vai continuar sustentando a escolha cada vez mais ampla de dispositivos 5G disponíveis comercialmente”, acrescenta a associação.