FMI eleva previsão de crescimento do PIB brasileiro
Nesta terça-feira, 16, o Fundo Monetário Internacional (FMI) apresentou novas projeções de seu relatório Perspectivas da Economia Mundial. Nele, a economia brasileira aparece com uma previsão de crescimento maior do que o índice apontado no relatório anterior, de janeiro.
De acordo com o Fundo, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 2,2% neste ano, ou seja, 0,5 ponto porcentual acima das estimativas anteriores. Já em 2025, a economia deve expandir 2,2% também, um aumento de 0,2 ponto comparado ao relatório do início do ano.
A justificativa do FMI
No ano passado, o PIB cresceu 2,9% e o principal impulso veio do setor agropecuário, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um crescimento moderado para o Brasil em 2024, segundo o FMI, tem como base a “consolidação fiscal, efeitos defasados da política monetária ainda apertada e uma contribuição menor da agricultura”.
Coincidentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária também divulgou hoje dados de março do Valor Bruto da Produção. O VBP calcula o volume financeiro gerado pela agricultura e pecuária brasileiras , baseado na variação dos preços e da quantidade estimada de produção. Em março, o VBP ficou em R$ 1,147 trilhão, sendo 67,5% gerados pelas lavouras e 32,4% pela pecuária. Esse índice cresceu 12,5% nos últimos cinco anos, mas, no comparativo com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 1,4%.
O PIB mundo afora
Enquanto o Brasil deve crescer, ainda que demoradamente, o conjunto de países da América Latina e Caribe apresenta estimativa para baixo do PIB neste ano. Em janeiro, o organismo internacional previa um aumento de 2,3% do produto interno bruto da região. Agora, o índice foi reduzido para 2%.
Enquanto isso, a economia global segue com perspectiva de crescimento em torno de 3,2% tanto para este ano quanto para 2025.