Foram 20 empresas premiadas em cinco categorias: operadoras, operadoras regionais, fornecedores de produtos, de software e serviços e desenvolvedores de apps e conteúdo. Também foi entregue o prêmio especial de tecnologia nacional
O auditório lotado comprovou o sucesso do Prêmio e do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2016. A cerimônia realizada ontem, 26, na Unibes Cultural (São Paulo – SP), reuniu empresários, gestores públicos e formadores de opinião do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicações, que prestigiaram a entrega de troféus a 20 premiados, o lançamento da 5ª edição do Anuário e do Caderno Especial de Satélites.
A jornalista Miriam Aquino, diretora da Momento Editorial, responsável pelas iniciativas, ressaltou que a qualidade dos trabalhos projetos revelados pelo Prêmio e pelo anuário mostra que, “independente do tamanho da crise política e econômica que permeia o país, nós somos capazes de criar, de apresentar soluções para os problemas da nação, de atender demandas da sociedade brasileira”. Miriam alertou, no entanto, que o segmento de TI “tem uma longa pauta de reivindicações que passa ano, entra ano, sai ou entra governo, não encontra eco nos ouvidos surdos de qualquer matiz”. A carga tributária, exemplificou ela, aumentou de novo, de 2014 para 2015.
O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maximiliano Martinhão, representando o ministro Gilberto Kassab, lembrou que no setor de TI o Brasil é o 4º ou 5º mercado mundial. “As telecomunicações são fundamentais para desenvolver a economia do país”, avaliou, apontando o promissor cenário na área de satélites. “Vai chover satélite banda Ka”, opinou.
Também compuseram a mesa de abertura da cerimônia o diretor geral do NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet, Demi Getschko; o presidente do Sindicato das Empresas de Satélite, Luiz Octavio Vasconcelos Prates e Helio Graciosa, representante da comissão julgadora do Prêmio.
Com a participação de 187 projetos de 128 empresas do ecossistema das comunicações, desde o segmento de infraestrutura até o de conteúdo, o Anuário traz uma análise do mercado setorial com foco na inovação, o perfil dos projetos premiados e o guia de todos os projetos inscritos: produtos, serviços e aplicativos considerados inovadores pelas empresas, dentro de uma série de critérios elencados pela publicação.
Os premiados
Confira, abaixo, os vencedores do Prêmio Tele.Síntese de Inovação em Comunicações deste ano
OPERADORAS DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES
1º Claro – Internet 4,5G
2º TIM/OI – Compartilhamento de rede de acesso LTE (2,5GHZ)
3º VIVO – Vivo Ads
A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies. De acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.