FCC vota liberação de mais espectro para a 5G em julho

FCC, que controla as telecomunicações nos EUA, vai propor liberação de blocos de pelo menos 200 MHz para operadoras móveis

A Federal Communications Commission (FCC) votará regras para liberar mais espectro à rede móvel de quinta geração (5G) nos Estados Unidos em 14 de julho. A promessa é de Tom Wheeler, o presidente da autarquia que regula as telecomunicações naquele país. Ele enviará uma proposta com as novas regras para “identificar e abrir vastas quantidades de espectro para aplicações 5G” nesta quinta-feira, 24.

A proposta trará faixas em banda baixa, média e alta. Na baixa, a intenção é liberar mais espectro do que hoje é usado por emissoras de TV. Corre, no momento, um leilão de incentivo em que as emissoras estão propondo quanto querem receber para entregar às teles o espectro. A FCC também reordenou as faixas de banda média (AWS-3), antes ocupadas por serviços de rádio comunitária, transferidos para os 3,5 GHz.

O texto provavelmente trará reservas grandes no espectro de altíssima frequência, bom para entrega de conexões de curto alcance, mas de baixíssima latência e alta velocidade. “Se a Comissão aprovar minha proposta, os EUA serão o primeiro país do mundo a abrir o espectro de banda alta para redes 5G e aplicações”, diz, em discurso divulgado nesta segunda-feira, 20.

Ele espera que os EUA tenham ofertas de blocos de pelo menos 200 MHz. A título de comparação, atualmente os blocos para redes móveis em baixas frequências têm entre 5 MHz e 10 MHz. A FCC também pretende colocar o texto com as novas regras em consulta pública até 14 de julho.

A proposta deverá trazer soluções para compartilhamento de frequências, especialmente na faixa dos 28 GHz, usada por satélites. Também trará uma revisão das regras ambientais para facilitar o licenciamento de espaços para colocação de antenas.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469