FCC fará análise econômica para cada nova regulação

Presidente da agência, Ajit Pai, diz que foco em economia, em vez de normas, permitirá criar regras pensadas para o futuro.
Ajit Pai, novo presidente da FCC
Ajit Pai, novo presidente da FCC

A Federal Communications Commission (FCC) ganhou hoje, 05, um novo departamento. A agência, responsável por regular os setor de telecomunicações nos Estados Unidos, passa a ter o Escritório de Dados e Economia. Criado por Ajit Pai, presidente da autarquia, o departamento ficará encarregado de analisar o impacto econômico de toda proposta futura de regulação.

O núcleo ficará encarregado, ainda, de angariar dados sobre tendências, tecnologia e temas variados possam vir a ser alvo de regulação, “a fim de que a FCC tome decisões bem informadas”, diz Pai. Segundo ele, é fundamental que toda nova regra seja bem fundamentada em princípios econômicos e seja capaz de gerar dividendos à economia do país.

Os primeiros relatórios a serem elaborados deverão versar sobre internet das coisas, atuação de operadores de interconexão regionais e tarifação de chamadas e trânsito de dados internacionais. E, diz Pai, a intenção é que permitam ver o “cenário amplo” da oportunidades futuras.

Ele não deixou claro, no entanto, se o grupo fará a revisão das medidas propostas por ele, como permitir a prática de zero-rating e rever planos de subsídio a operadoras regionais que ofertem banda larga de baixo custo em áreas com pouca competição.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11031