FCC admite que operadoras dos EUA violaram lei federal ao repassar dados de clientes a terceiros

Autarquia norte-americana estuda punições às teles, que até 2018 vendiam dados de localização em tempo real dos usuários a terceiros sem consentimento ou conhecimento dos clientes.
Ajit Pai, novo presidente da FCC

A Federal Communications Commission (FCC), autarquia dos Estados Unidos responsável pelo setor de telecomunicações, concluiu investigação sobre a prática de operadoras móveis daquele país de vender dados de localização em tempo real de seus clientes a terceiros. O negócio se deu até pelo menos 2018, quando foi denunciado pela imprensa.

Conforme a carta, que é curta, Ajit Pai, presidente da FCC, admite que investigação da própria autarquia identificou ilegalidades nas vendas dos dados. Segundo ele, “uma ou mais operadoras” teriam violado lei federal. Ele prometeu, ainda, mobilizar os demais integrantes da FCC para elaborar uma punição “nos próximos dias”. A carta data de 31 de janeiro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122