Facebook abre código de tecnologia de comparação de fotos e vídeos

Algoritmo é usado pela rede social para a prevenção de postagem de imagens e vídeos abusivos e violentos.
Negócio fotografia desenhado por Onlyyouqj - Freepik.co
Desenhado por Onlyyouqj – Freepik.co

O Facebook anunciou hoje, 1º, que abriu o código de uma de suas ferramentas de comparação de fotos e vídeos. A tecnologia faz a correspondência entre imagens e pode indicar quando, em um banco de dados, há imagens idênticas ou quase idênticas.

A empresa diz que usa esse tipo de tecnologia para detectar e impedir que indivíduos compartilhem conteúdos vetados na rede social, como propaganda terrorista, vídeos violentos transmitidos ao vivo ou de abuso infantil. Os códigos estão no Github.

Os algoritmos poderão ser usados livremente por parceiros e organizações sem fins lucrativos que trabalhem para identificar e agir, com mais facilidade, contra um conteúdo exibindo diferentes tipos de abuso. A tecnologia de correspondência de vídeo foi desenvolvida em conjunto com a equipe de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook (FAIR) e acadêmicos da Universidade de Modena e Reggio Emilia, na Itália.

O lançamento do código será feito até o final do dia, para o hacktahon de segurança do Facebook, que começa hoje. Os participantes poderão desenvolver novos usos para a ferramenta. O evento também pretende criar sistemas para compilar informações de criminosos que usam as redes sociais, lá nos Estados Unidos. Tudo o que for criado será doado, afirma o Facebook.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122