Fabricante de celulares Oppo usará patentes da Nokia

Acordo prevê licenciamento por vários anos das tecnologias desenvolvidas pela Nokia

A fabricante chinesa de celulares Oppo assinou contrato para usar patentes da Nokia em seus produtos. O negócio foi revelado nesta segunda-feira, 26, por ambas as empresas. Em comunicado superficial, afirmam que o contrato terá duração “multi-anual”.

Em agosto, a Nokia avisou que pretendia cobrar € 3 (R$ 13) de licenciamento para cada smartphone 5G que use suas patentes. Os aparelhos móveis 5G devem chegar ao mercado no começo de 2019, inclusive os feitos pela Oppo. Mas Nokia e fabricante não dizem quais tecnologias o licenciamento firmado abrange.

A Oppo era, no segundo trimestre deste ano, a quinta maior fabricante de smartphones do mundo. Atrás apenas de Samsung, Huawei, Apple e Xiaomi.

O licenciamento de tecnologia para dispositivos móveis é uma das fontes de receita que a Nokia tenta fazer crescer. Em 2016, a companhia encerrou disputas judiciais com a Samsung e assinou um acordo de licenciamento que multiplicou os resultados da divisão de patentes.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112