EVEO inaugura data center em Curitiba e projeta expandir serviços na região Sul
A EVEO inaugurou, na quarta-feira, 15, um data center em Curitiba, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos clientes da região Sul.
A unidade foi projetada para operar de forma independente, mas mantendo interligação com o centro de dados de São Paulo, tanto para contingência como para integração de serviços.
A iniciativa faz parte da estratégia de expansão nacional de serviços de edge computing da EVEO. Na prática, a empresa quer encurtar a distância física entre sua infraestrutura e as instalações dos clientes nas bordas. Com isso, poderá reduzir a latência, aprimorar o atendimento, facilitar a conexão e garantir maior customização do portfólio para as necessidades regionais.
Segundo o COO da EVEO, Lucas Vanzin, o novo data center deve garantir níveis de latência para os clientes locais compatíveis com as demandas de velocidade e flexibilidade do atual cenário. Serviço que devem ser afetados positivamente são os de telefonia digital, hospedagem de sistemas internos, desktop remoto, armazenamento de arquivos críticos, entre outros.
“Com a chegada do 5G, diminuir a latência, mesmo que em nível de milissegundos, pode se tornar um diferencial de negócios mais relevante para os nossos clientes”, diz, em nota, Vanzin.
Além disso, na avaliação da empresa, a unidade de Curitiba deve tornar suas ofertas de nuvem privada e servidores dedicados mais atraentes para um universo estimado de 20 mil empresas.
O centro de dados inaugurado na capital paranaense não deve ser a única novidade da empresa em 2023. O plano de expansão regional da EVEO prevê a instalação de novos data centers em outros três pontos geográficos. A previsão é de que os sites, em fase final de definição, sejam ativados ao longo deste ano. O investimento total deste ano foi orçado em R$ 20 milhões, informou a empresa. (Com assessoria de imprensa)