Eutelsat, Hispasat e SES vão operar novo sistema satelital da UE
O consórcio SpaceRISE foi escolhido pela Comissão Europeia para projetar, implantar e operar o IRIS², o sistema de conectividade satelital multiórbita da União Europeia (UE). O grupo é formado pelas operadoras Eutelsat, Hispasat e SES.
A comissão informou que a licitação agora entra na fase final, com a assinatura do contrato de concessão prevista para dezembro deste ano, quando ambas as partes devem assumir os compromissos jurídicos e financeiros.
O IRIS² (sigla em inglês para infraestrutura para resiliência, interconectividade e segurança por satélite) é uma parceria público-privada (PPP), válida por 12 anos. O financiamento será feito por meio da UE, da Agência Espacial Europeia e das três empresas que compõem o consórcio.
O sistema será composto por mais de 290 satélites espalhados pelas órbitas baixa e média da Terra (LEO e MEO, nas siglas em inglês) e infraestruturas terrestres. O objetivo é fornecer serviços governamentais a partir dos anos 2030, além de permitir ofertas comerciais. Inclusive, a operação completa do sistema deve começar no início da próxima década.
Segundo a comissão, o sistema deve “fornecer serviços de conectividade seguros à UE e aos seus estados-membros, bem como conectividade de banda larga às autoridades governamentais, empresas privadas e cidadãos europeus”, visando levar internet de alta velocidade a zonas sem conectividade.
A UE ainda informou que, no que diz respeito à sua contribuição financeira, primeiro fará uma autorização orçamental para o atual quadro financeiro plurianual. Montantes adicionais podem ser incluídos após o dia 31 de dezembro de 2027.