Embratel e Speedcast fornecerão internet por satélite ao Caribe
A Embratel anunciou parceria com a Speedcast, provedora global de serviços de TI e Telecom, para o fornecimento de conexão satelital a cruzeiros na região do Caribe. O acordo prevê o uso de 198MHz em Banda Ku do Star One D2, satélite da Embratel, para prover Internet a bordo, e conexão entre as embarcações e o teleporto da Speedcast.
“A demanda a ser gerada pela Speedcast utilizará parte da capacidade do Star One D2, com sua cobertura na América Central, especialmente no México e no Caribe”, diz Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel.
Conectividade de ponta é cada vez mais necessária no setor marinho, seja para uso de passageiros em navios turísticos ou para tripulantes em barcos ou em embarcações petrolíferas. A Internet via satélite é ideal para o segmento por conseguir alcançar áreas de difícil acesso no meio dos trajetos pelo oceano.
Por meio do Star One D2 a conexão à Internet está agora garantida em toda a América Latina e região do Caribe. O satélite ocupa a posição orbital de 70° W para proporcionar confiabilidade e rapidez no acesso. Com isso, passageiros conseguem se manter conectados mesmo no meio do oceano.
Os serviços da Embratel serão oferecidos com o suporte de seu centro de operações de satélites. Localizado em Guaratiba (RJ), o teleporto é o maior do Brasil e da América Latina. A Embratel também é credenciada conforme as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda), além de participar ativamente na Space Data Association (SDA), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial para as operadoras de satélites.