EUA pressionam Alemanha a banir a Huawei

Embaixador americano na Alemanha entregou carta às autoridades do país alertando para redução de troca de informações entre os países caso chinesas equipem redes de telecom

O embaixador dos Estados Unidos na Alemanha entregou carta às autoridades do país europeu sugerindo o banimento da Huawei e da ZTE do mercado local de infraestrutura. No lugar destas empresas chinesas, diz a carta, as operadoras e organismos de governos deveria adotar equipamentos de Ericsson, Nokia e Samsung. O documento foi obtido pelo The Wall Street Journal e revelado nesta segunda-feira, 11.

Caso a Alemanha continue a permitir o uso de equipamentos chineses em suas redes, os EUA afirmam que vão reduzir a quantidade de informações trocadas na área de Defesa. A carta foi entregue logo depois de o Secretário de Estado Mike Pompeo dizer, em fevereiro, que a presença de equipamentos Huawei em um país seria uma barreira ao relacionamento com os EUA.

Na semana passada, a autoridade alemã para as telecomunicações divulgou um plano para melhorar a segurança das redes locais, sem, no entanto, proibir o uso de equipamentos de qualquer fabricante. Entre as propostas do documento, que deverá trazer requisitos para o futuro leilão 5G do país, está a construção de redundâncias, uso de múltiplos fornecedores certificados localmente e monitoramento do tráfego da rede em busca de anormalidades.

A Huawei já negou várias vezes que representa qualquer ameaça que os EUA não apresentaram provas de que a empresa incorre em práticas que ameaçam a segurança das comunicações dos países onde seus produtos são usados.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032