Ericsson reformula portfólio OSS/BSS com foco em IA e redes autônomas

Atualizações incluem plataforma Telco DataOps e suíte de TI inteligente; objetivo é acelerar monetização e automação das operadoras

Sede da Ericsson em Kista, Estocolmo, na Suécia (crédito: Ericsson/Divulgação)

A Ericsson anunciou nesta semana uma reformulação de seu portfólio de sistemas de suporte a operações e negócios (OSS/BSS), com foco na integração de inteligência artificial, automação baseada em intenção e preparação para redes autônomas. As mudanças incluem novas plataformas, como a Telco DataOps, e atualizações em soluções existentes, como o Ericsson Service Orchestration and Assurance.

Com a reformulação, a fornecedora passa a oferecer uma abordagem holística para cinco áreas críticas da transformação operacional das operadoras de telecomunicações: dados, TI em nuvem, monetização, orquestração de serviços e comércio central. O objetivo é facilitar a introdução de novos modelos de negócio e acelerar a geração de receitas com serviços orientados por IA.

Dados e nuvem no centro da estratégia

A nova plataforma Telco DataOps, uma evolução da solução Ericsson Mediation, tem como proposta eliminar silos de dados e viabilizar a governança e o processamento centralizado de informações para alimentar sistemas de IA. Já o Ericsson Intelligent IT Suite oferece suporte à modernização do OSS/BSS, com foco em escalabilidade, agilidade e integração de equipes.

Essas soluções são voltadas para um ambiente nativo de nuvem e preparado para transformação contínua, permitindo que as operadoras personalizem suas estruturas de TI e operações conforme metas específicas de negócio.

Monetização e orquestração automatizada

A Ericsson também apresentou o Charging and Billing Evolved, uma plataforma de cobrança e faturamento em tempo real para múltiplos modelos de negócios. Desenvolvida nativamente na nuvem, a solução é equipada com recursos de IA que permitem monetizar serviços corporativos, operações com parceiros e diferentes linhas de receita.

No campo da orquestração, a companhia atualizou o Service Orchestration and Assurance, incorporando recursos de IA com base em objetivos de negócios. O sistema permite configurar e operar serviços com menor dependência de processos manuais, em linha com a transição para redes autônomas.

Gen-AI no comércio e parceria com AWS

Outra frente de evolução anunciada está nas funções de comércio central, com destaque para o uso de IA generativa (Gen-AI) em assistentes de configuração de produtos e ferramentas de vendas guiadas. A proposta é acelerar a criação de ofertas empresariais personalizadas e melhorar a experiência omnicanal do cliente.

A fornecedora também revelou que a operadora Grameenphone será a primeira parceira no novo laboratório Gen-AI da Ericsson, em parceria com a Amazon Web Services (AWS). (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11345