Ericsson anuncia novo CEO mundial

Börje Ekholm vem da Investor AB, empresa que detém 21,5% das ações da fabricante sueca

ericsson-colar-feiraA fornecedora de equipamentos de infraestrutura de telecomunicações Ericsson nomeou Börje Ekholm seu novo presidente e CEO. O executivo assume a posição em 16 de janeiro de 2017. Ele também fará parte do conselho de administração da companhia.

Ekholm deixará cargo na empresa Patricia Industries, do grupo Investor, onde trabalha desde 2005. O grupo Investor é um dos maiores acionistas da fabricante sueca. Antes, passou por outros grupos focados no mercado financeiro, como Novare Kapital e McKinsey. Ele também é integrante do conselho do Alibaba e da Nasdaq.

Sua nomeação indica interesse da fabricante em recuperar valor de mercado. “Ekholm tem anos de experiência em dirigir companhias abertas e um longo históricos de foco em valor devolvido ao acionista”, opina Leif Johansson, chairman do conselho de administração da Ericsson. Ekholm substitui Jan Frykhammar, que ocupava o posto de CEO interinamente.

Promessa
Ekholm substitui Hans Vestberg, retirado do cargo após quedas seguidas da receita mundial da Ericsson. Em sua primeira fala, o novo CEO ressaltou que o momento é “desafiador” para a companhia, que apresentou no terceiro trimestre seu primeiro prejuízo em quase quatro anos. “É evidente que temos que fazer ajustes em nossa estrutura de custos e retornar ao lucro ampliando a demanda por nossos serviços”, disse, sem mais detalhes. (Com agências)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10521