Ericsson e Sprint atingem 4 Gbps em rede móvel nos EUA

Teste com tecnologias 5G aconteceu em estádio da Copa América

shutterstock_Grey Carnation_Tecnologia_Tendencia_Telefonia_Movel_5GA Ericsson e a Sprint, quarta maior operadora dos Estados Unidos, divulgaram nesta quarta-feira resultados dos testes feitos com o que propõem ser o padrão para a próxima geração de redes móveis (5G). As empresas afirmam ter obtido velocidades de até 4 Gbps em um dos estádios onde acontece a Copa América do Centenário – esta em que a seleção brasileira foi eliminada pelo Peru, ao perder de 1 a no último domingo, 12.

O teste bem-sucedido acontece no estádio Philadelphia’s Lincoln Field. As empresas transmitiram vídeo em resolução 4K pela rede 5G, usando 400 MHz de espectro. Na demonstração, uma tela conecta exibe os vídeos transmitidos e estatísticas das partidas. Mas as empresas preveem que os serviços oferecidos poderiam ser de acompanhamento individual de dados estatísticos dos jogadores, da bola, escolha de câmaras e comentários extras sobre a partida. Nos testes, as empresas usaram as tecnologias MIMO, beamforming, beam tracking e fatiamento de rede.

Atualmente a Ericsson tem memorandos de entendimento com 24 operadoras mundo afora, incluindo América Móvil (Claro), Telefónica (Vivo) e Telecom Italia (TIM), todas controladoras de operações móveis no Brasil. Os memorandos definem termos para o desenvolvimento e testes conjuntos da 5G.

(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122