Ericsson anuncia a venda da unidade de IoT para Aeris

Transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2023; empresa sueca planeja adquirir uma pequena parte da parceira
Aeris vai ficar com a unidade de IoT da Ericsson
Braço de IoT da Ericsson foi vendido para a norte-americana Aeris (crédito: Freepik)

A Ericsson anunciou, nesta quarta-feira, 7, a venda da sua unidade de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para a Aeris. A companhia não divulgou valores da transação.

O negócio IoT Accelerator, com foco em veículos conectados em nuvem, é usado por mais de 9 mil empresas que gerenciam mais de 95 milhões de dispositivos, de acordo com a empresa sueca.

Com a transação, a Aeris deve se tornar líder de mercado no segmento de IoT para provedores de serviços de comunicações. A expectativa é de que o negócio seja concluído no primeiro trimestre de 2023, quando os empregados da unidade devem ser integrados ao quadro funcional da Aeris.

A venda também inclui a transferência de ativos da Ericsson para a companhia norte-americana. Além disso, a empresa sueca informou que planeja apoiar a transição da unidade e adquirir uma pequena parte da parceira.

Em nota, a Ericsson destacou que a plataforma, ao se somar às soluções da Aeris, conectará mais de 100 milhões de dispositivos fundamentados em IoT em 190 países. Para os clientes, o serviço deve providenciar estabilidade, confiabilidade e escala global necessárias para dar suporte a todo o ciclo de vida dos programas de IoT em vários setores.

A aposta das empresas é de que aplicações de Internet das Coisas deslanchem com o amadurecimento da tecnologia 5G.

A Ericsson justificou a venda do braço de IoT apontando que, apesar de ter feito investimentos significativos no setor, aproveitou apenas uma parte limitada da cadeia de valor.

“O negócio combinado vai oferecer uma plataforma de IoT incomparável para empresas e novos fluxos de receitas para provedores de serviços de comunicação, beneficiando os clientes da Ericsson”, afirmou, em nota, Asa Tamsons, chefe da área de tecnologia e novos negócios da empresa sueca.

No mercado desde 1996, a Aeris é especializado no segmento de IoT. A companhia com sede em San Jose (Califórnia) já fez parcerias com outras empresas como Softbank, AT&T, T-Mobile e Vodafone, além de trabalhar ao lado de fabricantes de equipamentos do ramo automotivo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10399