Equipe de transição ganha poderes para nomear servidores

Portaria da Casa Civil estabelece também que a requisição de dados pode ser feita diretamente aos órgãos e entidades da administração
Equipe de transição ganha poderes para nomear servidores. Crédito-Freepik
Crédito-Freepik

O coordenador da equipe de transição de governo, vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, poderá requisitar servidores públicos assim como nomear e exonerar os ocupantes dos Cargos Especiais de Transição Governamental (CETG). A delegação é tema de portaria publicada pelo chefe da Casa Civil. Ciro Nogueira.

Pelo texto, o coordenador da equipe de transição poderá realizar designações para atuação como voluntário no âmbito da equipe de transição. Já a requisição de dados e informações poderá ser encaminhada diretamente aos órgãos e entidades da administração pública pelo coordenador ou por ocupante de CETG de nível V ou VI que tenha recebido delegação. Mas deverá encaminhar cópia da requisição para a Secretaria-Executiva da Casa Civil, concomitantemente ao seu envio aos órgãos e entidades da administração pública, para fins de registro em processo administrativo de acompanhamento do processo de transição.

Do mesmo modo, ao responder as requisições de dados e informações recebidas do coordenador da equipe de transição ou de autoridade por ele designada, os órgãos e entidades da administração pública deverão também enviar cópia da resposta para a Secretaria-Executiva da Casa Civil, para fins de registro em processo administrativo de acompanhamento do processo de transição.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse no dia 1º de janeiro de 2023.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588