Empresas formam aliança de segurança cibernética
Um total de 34 empresas firmaram um compromisso público pela segurança cibernética de usuários e outras empresas digitais. Entre as signatárias do acordo estão Cisco, Facebook, Microsoft, Nokia e Telefónica. Para a aliança foi feito um Acordo Tecnológico de Segurança Cibernética (Tech Accord), pelo qual as empresas prometem trabalhar para atender a quatro princípios:
1 – Proteger usuários e clientes, em todos os lugares;
2 – Combater ataques cibernéticos contra cidadãos e empresas inocentes de qualquer lugar;
3 – Capacitar usuários, clientes e desenvolvedores para fortalecer a proteção da segurança cibernética;
4 – Estabelecer parcerias uns com os outros e grupos afins que resultem em melhora da segurança cibernética.
As empresas prometem agora fazer desses compromissos ações concretas. “As empresas que fazem parte do Acordo Tecnológico de Segurança Cibernética prometem defender e promover os benefícios da tecnologia para a sociedade. E nos comprometemos a agir com responsabilidade, proteger e capacitar nossos usuários e clientes e ajudar a criar um mundo online mais seguro”, diz Brad Smith, presidente da Microsoft e chief legal officer (diretor jurídico) da companhia de Redmond.
Resultado prático do compromisso que já pode ser antecipado é a negação das empresas em ajudar governos a lançar ataques cibernéticos contra “cidadãos e empresas inocentes”. Mas haverá apoio a governos que promovam “a segurança no ciberespaço”. Os novos produtos dessas companhias também devem passar a ter itens de segurança por padrão.