Empresas anunciam equipamentos, parcerias e investimentos na Abrint 2023

Novidades incluem modens de WiFi 6, ampliação de infraestruturas de conectividade e parcerias exclusivas com negócios estrangeiros
Empresas apresentam novidades na Abrint 2023
Empresas aproveitam a Abrint 2023 para apresentar novidades da indústria de telecomunicações (crédito: Divulgação)

O Encontro Nacional Abrint 2023 acontece desta quarta, 24, a sexta-feira desta semana, 26, em São Paulo. Diversas empresas que atuam no setor de telecomunicações aproveitam a ocasião para anunciar novos produtos, como serviços para ISPs, equipamentos de conectividade e soluções tecnológicas, além de parcerias e investimentos em infraestrutura no País.

O Tele.Síntese compilou algumas das novidades que marcam a edição de 2023 da feira. Confira, a seguir.

Abrint
Organizadora do evento, a própria Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) anunciou uma parceria com a Fiber Broadband Association (FBA). A entidade, estabelecida em 2001 e considerada a única associação comercial totalmente dedicada ao mercado de fibra óptica nas Américas, se destaca por fornecer defesa, educação e recursos para empresas, organizações e comunidades que desejam implantar as melhores redes. Por meio do acordo, a Abrint passa a oferecer os cursos e certificações internacionais da FBA para o mercado brasileiro. Os programas serão disponibilizados em português.

Agora Tecnologia
A Agora Tecnologia anunciou uma parceria com a norte-americana Vertiv. Com isso, a empresa passa a distribuir no Brasil soluções inteligentes e modulares para micro, pequenos e grandes data centers. O acordo também prevê a distribuição de soluções modulares de retificadores, inversores e híbridas para operações de IP/ISP.

Campsoft
A Campsot, integradora e fornecedora de Serviços de Valor Adicionado (SVA), apresentou a plataforma MeuApp, por meio da qual o cliente tem autonomia para escolher o serviço digital de sua preferência. Na prática, por ser um modelo white label, a solução permite que o provedor de internet personalize a interface da plataforma. Também permite que o usuário escolha quais streaming deseja assinar, tudo através de um único ambiente digital.

Cirion
A Cirion apresentou serviços de infraestrutura digital para operação básica de ISP, portas IP, serviços de proteção DDoS e de CDN (Content Delivery Network). A empresa também divulgou novos produtos, como o Bare Metal Cloud – White Label, com foco na estruturação de serviços de nuvem, e o Metro Wi-Fi, para gestão de redes sem fio na casa do assinante. Ambos têm previsão de lançamento para o segundo semestre.

Dicomp
A Dicomp, fornecedora de soluções integradas para telecomunicações e outros setores, anunciou uma parceria exclusiva com a Ruijie & Reyee, empresa chinesa que atua com soluções de WiFi 6, para distribuição de produtos no Brasil. A empresa também aproveita a feira para expor suas linhas de roteadores, switches, racks e outros equipamentos.

Furukawa Solutions
A Furukawa Solutions usou o espaço na Abrint para mostrar soluções tecnológicas voltadas ao monitoramento da qualidade e da disponibilidade de redes ópticas, principalmente para instalação em prédios e apartamentos. Um dos destaques da empresa é a EyON, plataforma de software na nuvem que permite a gestão e o monitoramento da rede e pode ser contratada no modelo de software como serviço (SaaS), com pagamento mensal pelo uso.

Grupo Prysman
Em sua participação na Abrint, o Grupo Prysman, do ramo de cabos de energia e telecomunicações, destacou a família de cabos ópticos Sirocco HD. A equipamento é capaz de reunir 864 fibras em um diâmetro total de 11 mm. Outro destaque é a fibra óptica monomodo BendBright-A2, que é compatível com qualquer fibra G652.

Huawei
A chinesa Huawei apresentou duas novas soluções para o mercado de ISPs. O Premium Wifi é uma ferramenta de gestão projetada para melhorar a experiência do usuário, com gerenciamento de fim a fim para a rede sem fio residencial. A segunda se trata da 50 GPON, solução desenvolvida para atender aos requisitos de largura de banda, latência e confiabilidade, sobretudo no uso de tecnologias como computação em nuvem, big data, realidade aumentada, realidade virtual e Internet das Coisas (IoT).

Intelbras
Os destaques da Intelbras na Abrint 2023 são soluções com WiFi 6, como o modem óptico WiFiber 1800 AX e o access point corporativo de alto desempenho AP 3000 AX. Além disso, com a tecnologia InMesh, o protocolo de comunicação da fabricante que permite integração de diferentes dispositivos em uma única rede, a empresa apresentou o Twibi Force Plug, nova geração do extensor dual band. A companhia também mostrou o roteador GX 3000 da linha Qi5, que serve como modem 5G e conexão WiFi 6.

MultTV
A MultTV aproveitou a Abrint 2023 para apresentar novidades do recém-lançado serviço de VoD, incluindo novos canais e funcionalidades do aplicativo. O serviço é personalizável conforme as preferências do ISP.

TelCables Brasil
A TelCables Brasil, provedora de serviços de rede e soluções digitais, responsável pela operação local da multinacional Angola Cables, anunciou a expansão da sua rede de telecomunicações no País. A infraestrutura chegará às regiões Centro-Oeste e Norte. Em junho, a empresa inicia as atividades em Brasília. Em seguida, amplia a atuação para Goiânia, Cuiabá, Belém, Manaus e Campo Grande. Por meio de parceiros, a empresa vai vender serviços e produtos aos ISPs locais e ao setor corporativo.

TP-Link
A TP-Link apresentou o Mercusys MR60X, roteador que atinge até 1,5 Gbps. O equipamento conta com as tecnologias OFDMA e MU-MIMO, que possibilitam transmissões simultâneas entre diversos dispositivos, e é compatível com EasyMesh, recurso que permite a conexão de dois ou mais roteadores para criar uma única rede com amplo alcance.

Watch Brasil
A Watch Brasil, hub de conteúdo para provedores de internet, anunciou uma parceria com a Globo. Com isso, a plataforma passa a contar com a TV Globo, os canais pagos do grupo (Sportv, GNT, Multishow, Futura, Gloob, Gloobinho, Universal, Viva, Canal Brasil e Canal Off) e as programações em pay-per-view, como Premiere, Telecine e Big Brother Brasil.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 711