Embratel lança solução de monitoramento inteligente de condições de temperatura

Com base em IoT, plataforma Smart Monitoring pode ser utilizada em pontos fixos, como câmaras frias, e veículos em movimento, de modo a acompanhar o fluxo da frota de caminhões
Solução da Embratel faz o acompanhamento de temperatura em pontos fixos, como câmaras frias
Câmara fria é um espaço para o qual o uso da solução de monitoramento da Embratel é indicado (crédito: Freepik)

A Embratel, braço corporativo da Claro, anunciou, na terça-feira, 2, a plataforma Smart Monitoring, uma solução de monitoramento inteligente e em tempo real. O sistema, na prática, utiliza inteligência de dados para acompanhar as condições de temperatura, umidade e localização de cargas durante o transporte ou em locais de armazenamento.

Segundo a empresa, a plataforma utiliza sensores de Internet das Coisas (IoT) para gerenciamento e acompanhamento do fluxo de veículos e de centros logísticos. O sistema é capaz de identificar e emitir alertas automáticos quando as métricas estão fora do padrão desejado para evitar perdas. O funcionamento é automático e ininterrupto, dispensando, desse modo, o acompanhamento das variáveis por um técnico.

Os sensores, de acordo com a Embratel, são integrados com um SIM Card e permitem uma comunicação de qualidade e segura. Os dispositivos são do tipo “plug and play”, de modo que não necessitam de uma infraestrutura de conectividade local para funcionar. Além disso, os equipamentos possuem sistema auditável.

Os dados podem ser visualizados em um painel de controle online e em um aplicativo móvel. As interfaces permitem acessar medições atualizadas e a base histórica. Desse modo, eventuais falhas nos sistemas de refrigeração podem ser analisadas para não voltarem a ocorrer.

A solução é totalmente digital. “Atualmente, a maior parte da cadeia de distribuição e de estoque ainda utiliza registros manuais de temperatura e de umidade de ambientes, o que deixa todo o processo mais vulnerável a erros e com um tempo de resposta ruim diante de possíveis anormalidades”, afirma, em nota, Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. “A solução é capaz de até indicar quando é necessário reparo manual em casos mais críticos”, acrescenta.

A plataforma, segundo a fornecedora de serviços de TI e telecom, é indicada para pontos fixos, como almoxarifados e câmaras frias, e veículos em movimento, como caminhões. Além disso, a solução também foi projetada para ser usada no setor de saúde (clínicas, laboratórios e instalações de armazenamento de vacinas e medicamentos), bem como em ambientes controlados de varejo, logística, agronegócio e alimentos. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10373