Embratel lança solução de IA para monitoramento de ambientes

Sem necessidade de configuração prévia, Smart View é capaz de identificar comportamentos atípicos, situações de risco e emitir alertas para equipes de segurança
Embratel lança solução de IA para monitoramento e segurança de ambientes
Solução de monitoramento com IA pode ser usada em centros logísticos, varejo, bancos e cidades inteligentes, sugere Embratel (crédito: Freepik)

A Embratel, braço corporativo da Claro, anunciou, nesta segunda-feira, 18, o lançamento da Smart View, uma solução de monitoramento ativo de ambientes que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar riscos de segurança.

Segundo a empresa, a ferramenta funciona de forma autônoma, de modo que não precisa de configuração prévia ou integração com outras bases de dados para detectar padrões de comportamento em locais monitorados.

“Com isso, a solução é capaz de detectar situações que fogem do comum com precisão, além de emitir alertas em tempo real para as equipes de segurança dos clientes atuarem imediatamente diante de possíveis ocorrências de risco”, assegura a Embratel.

A empresa destaca que a solução é de fácil instalação e se integra a diferentes modelos e marcas de câmeras. Na prática, basta integrar o Smart View a uma câmera em funcionamento. A plataforma, em seguida, passa a captar e enviar as informações, que são analisada em tempo real, para uma interface web ou móvel.

Segundo a Embratel, a solução conta com um recurso de aprendizado contínuo. Sendo assim, pode ser treinada para identificar uma ação ou comportamento suspeito, conforme as necessidades do cliente.

A plataforma é comercializada no modelo Software as a Service (SaaS), por meio do qual o cliente paga de acordo com o uso, e pode ser utilizada em nuvem, on-premise ou em ambiente híbrido.

Casos de uso

De acordo com a Embratel, o Smart View pode ser usado em agências bancárias e no varejo para identificar, com rapidez, comportamentos atípicos, alertando, na sequência, a equipe de segurança.

No setor de logística, a tecnologia pode ser usada para combater roubos. Outro exemplo é a instalação em cabines de meios de transporte de cargas, como caminhões e trens, para evirar acidentes. Ainda nesse segmento, a solução pode avaliar a conduta de motoristas. Caso estejam imóveis, a ferramenta avisa sobre a necessidade da troca do funcionário.

Em plantas industriais, a solução contribui para detectar colaboradores que estejam em alturas consideradas de risco.

Além do mais, a plataforma também pode ser utilizada em projetos de cidades inteligentes.

“Integrando a solução às câmeras espalhadas pelos municípios, torna-se possível, por exemplo, identificar locais e horários propensos a terem uma grande concentração de veículos. A partir disso, é possível organizar e programar semáforos para evitar pontos de trânsito intenso e acidentes pelas cidades”, destaca a Embratel.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10673