Embratel lança plataforma de soluções digitais para o agronegócio

Com conectividade da Claro, Smart Farm apoia trabalhos no campo com serviços de imagens via satélite, telemetria, amostragem do solo e outras funções
Embratel lança plataforma de conectividade e soluções digitais para o campo
Plataforma da Embratel reúne soluções digitais específicas para o trabalho no agronegócio (crédito: Freepik)

A Embratel, braço de serviços B2B da Claro, anunciou, nesta segunda-feira, 30, a Smart Farm, uma plataforma direcionada ao agronegócio composta por conectividade e soluções digitais.

A aplicação, desenvolvida em parceria com a Farmers Edge, inclui serviços de imagens via satélite de alta resolução, estações meteorológicas, telemetria, amostragem do solo e processamento de dados com Inteligência Artificial (IA) e machine learning.

A plataforma acompanha um aplicativo para gestão de dados e treinamentos personalizados para os agricultores, informou a empresa.

A Smart Farm acompanha quatro módulos. São eles:

Smart Imagery – fornece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução, além de mapas das fazendas. Também serve para fazer a detecção automática de possíveis pragas, doenças, deficiências nutricionais, injurias climáticas, falhas de aplicação, mau funcionamento de equipamentos e problemas de drenagem no campo.

Smart Insite – monitora culturas, com foco especial no clima. A solução contribui para aprimorar as decisões agronômicas por meio da captura de dados no campo, permitindo fazer análises e modelagens preditivas.

Smart – se valendo das funcionalidades da Smart Imagery e da Smart Insite, a solução adiciona o uso de telemetria para monitorar equipamentos em tempo real. Ainda permite a identificação de possíveis falhas operacionais e a necessidade de economia do uso de combustíveis.

Smart VR – além dos recursos do módulo Smart, a ferramenta oferece uma consultoria agronômica que realiza a amostragem e análise de solo, a fim de otimizar a aplicação de insumos e fertilizantes corretivos.

A plataforma acompanha o serviço de conectividade da Claro. Os sistemas também funcionam com dispositivos de Internet das Coisas (IoT) capazes de avaliar as condições de solo, água e fertilizantes sem intervenção humana.

“A partir da Smart Farm, a Embratel atua para que seus clientes no campo possam tomar decisões efetivamente informadas sobre as diversas etapas do seu negócio, desde o plantio até a colheita”, afirma Adriano Rosa, diretor-executivo da empresa de serviços corporativos, em nota.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10578