Em fala aos BRICS, presidente da Anatel defende princípio da soberania digital

Carlos Baigorri destaca sustentabilidade espacial, conectividade significativa e fortalecimento das infraestruturas digitais como prioridades comuns aos 11 países do bloco.

baigorri brics

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, encerrou nesta sexta-feira, 30 de maio, o Digital BRICS Forum com um chamado à intensificação da cooperação internacional em temas digitais estratégicos. Realizado na sede da agência em Brasília, o evento reuniu representantes governamentais, empresas e instituições de pesquisa dos 11 países que atualmente integram o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Baigorri destacou a importância de os países unirem esforços para enfrentar desafios como a ampliação da conectividade significativa, o fortalecimento das infraestruturas públicas digitais e a governança sustentável dos recursos espaciais. “Mais do que nunca, precisamos cooperar. E nunca estivemos tão preparados e competentes para melhorar o cenário internacional, atender às nossas necessidades e assegurar nossas soberanias nacionais e autonomias digitais”, afirmou.

Sob a presidência pro tempore brasileira em 2025, o BRICS consolida sua ampliação geopolítica e econômica. O bloco passou a representar cerca de 39% do PIB mundial em paridade de poder de compra (PPP) em 2023 e abrange 48,5% da população global, além de deter mais de 70% das reservas mundiais de terras raras e 43,6% da produção de petróleo, segundo dados da IEA. Em 2024, os países do BRICS responderam por 24% do comércio internacional. A corrente de comércio do Brasil com o grupo somou US$ 210 bilhões no ano, representando 35% do total das trocas comerciais do país, conforme dados do ComexVis.

O evento também contou com uma exposição de tecnologias desenvolvidas no Brasil. Segundo Baigorri, a iniciativa buscou criar pontes entre comércio, pesquisa e empreendedorismo digital entre os países-membros.

A programação do Digital BRICS Forum, realizado na sede da Anatel, abordou ainda temas como a transição digital sustentável, a proteção de dados e o fortalecimento de ecossistemas digitais inclusivos. O encontro reforça o papel do BRICS como fórum de articulação entre países do Sul Global, mesmo sem estrutura formal de secretariado, orçamento próprio ou tratado constitutivo. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11299