Em 4 anos, pagamento em dinheiro caiu de 76,6% para 40,5%
O uso do dinheiro para realização de pagamentos pela população brasileira diminuiu 36 pontos percentuais (p.p.) entre 2019 e 2023, passando de 76,6% das transações diárias para 40,5%. Os dados são da segunda edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento”, divulgada nesta sexta-feira, 29 de novembro, pelo Banco Central (BC).
Realizada pela primeira vez em 2019, a pesquisa traz como novidade dados de utilização do Pix. Em 2023, os pagamentos instantâneos chegaram a 24,9% do total, tornando-se, naquele momento, o segundo meio de pagamento mais utilizado pela população, após o dinheiro.
Depois da realização da pesquisa, o uso do Pix continua aumentando. Novos levantamentos sobre o ano de 2024 devem apontar esse cenário. Em 6 de setembro, por exemplo, o recorde de transações diárias foi batido, com 227 milhões de transferências.
De acordo com o levantamento do BC — cujos dados foram coletados entre outubro e novembro do ano passado por meio de pesquisas quantitativas com 1.500 pessoas e 600 estabelecimentos comerciais –, 83% dos brasileiros usam o Pix e a ferramenta já ultrapassa o cartão de débito (75%) e de crédito (63%).
Entre a primeira e a segunda edição da pesquisa, o BC aponta que houve um aumento da inclusão financeira no país, graças à introdução do sistema de pagamento instantâneo. De 2019 para 2023 houve um aumento de 10 p.p. no índice de pessoas com conta em instituição financeira, chegando a 87,6%. Também subiu o número daqueles que recebem sua renda em conta em instituição financeira, passando de 40% em 2019 para 64% em 2023.
Estabelecimentos comerciais
A pesquisa ouviu também os estabelecimentos comerciais sobre o uso do Pix. Dos entrevistados, 65% responderam que estimulam o pagamento por meio da ferramenta. Benefícios para quem paga com Pix, como descontos, frete grátis, cashback etc, são oferecidos por 27% dos estabelecimentos.
Em 76% dos comércios, 76% recebem Pix via QR Code. Desses, 61% ofertam o QR Code em uma tela do sistema de vendas ou da maquininha, ou ainda impresso. Já 15% disponibilizam apenas o código impresso.