Elea fecha parceria com DE-CIX para troca de tráfego internacional
A Elea Data Centers (antiga Elea Digital) anunciou, nesta quarta-feira, 2, uma parceria com a plataforma de interconexão DE-CIX, para hospedar seus primeiros Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) no Brasil e na América do Sul. Os pontos de interconexão serão implantados nos centros de dados da Elea em São Paulo (SPO1) e no Rio de Janeiro (RJO1).
O DE-CIX deve entrar em operação no Brasil no início de 2025 e será integrado ao ecossistema global da plataforma, com a intenção de prover interconexões seguras e de alto desempenho para provedores de serviços de internet (ISPs), redes de entrega de conteúdo, operadoras de rede, provedores de serviços em nuvem e empresas de todos os portes.
De acordo com Alessandro Lombardi, chairman da Elea Data Centers, a parceria permitirá que a empresa avance em infraestrutura digital neutra, proporcionando interconexão automatizada, peering de alta velocidade e baixa latência.
“Os IXs brasileiros do DE-CIX serão incorporados à plataforma interligada da Elea, que já conta com acesso ao IX nacional, o IX.br. Estamos animados em trazer os primeiros IXs do DE-CIX para o Brasil e América do Sul”, afirma Lombardi, em nota.
O CEO do DE-CIX, Ivo Ivanov, diz que ISPs e empresas poderão aproveitar oportunidades de interconexão local, regional e internacional, principalmente com os Estados Unidos e o sul da Europa.
“O DE-CIX é a primeira operadora de IX no País a oferecer uma gama completa de serviços de interconexão e conectividade em nuvem de nível empresarial. Essa é uma etapa empolgante na evolução do Brasil, e estamos orgulhosos de fazer parte dela com nossa valiosa parceira Elea Data Centers”, assinala Ivanov.
Ao todo, a Elea conta com nove data centers no Brasil: São Paulo, São Bernardo do Campo (SP), Tamboré (SP), Rio de Janeiro, Curitiba, dois em Brasília e dois em Porto Alegre.