Elea Digital emite debênture de R$ 200 milhões vinculada a metas sustentáveis
A Elea Digital anunciou, nesta segunda-feira, 12, o lançamento de uma debênture vinculada a metas de sustentabilidade. O título de crédito tem o valor de R$ 200 milhões. A emissão ao mercado tem como coordenador líder o Bradesco BBI e como coordenadores o BTG e o UBS/BB.
Segundo a companhia, os recursos captados serão usados para diminuir consideravelmente o consumo de água de seus data centers ativos. A Elea Digital planeja usar este movimento no mercado financeiro para se posicionar como uma das empresas mais eficientes no que diz respeito ao consumo de água em todo o mundo.
O projeto prevê investimentos em equipamentos de refrigeração com tecnologia de ponta, que irão permitir o uso eficiente da água, mantendo a eficácia na utilização da energia.
Com base em medições de setembro deste ano, a Elea Digital tem um consumo hídrico de 0,51 litros por KW/h de energia consumida. Nos anos de 2026 e 2028, o indicador deve diminuir para 0,31 litros e 0,20 litros por KW/h, respectivamente. O consumo médio de água por KW/h, no Brasil, é hoje de 7,6 litros, segundo a empresa.
“A Elea Digital lidera o compromisso com a sustentabilidade no setor de infraestrutura digital no Brasil. Acreditamos que outros players serão inspirados por nosso pioneirismo”, afirma, em nota, Alessandro Lombardi, presidente da companhia.
Lombardi também ressalta que, por ser um país abundante em recursos hídricos, de sol e de vento, o Brasil pode se tornar modelo de sustentabilidade global no setor de data centers.
“Temos a obrigação, no país berço da região Amazônica, de reafirmar nosso compromisso com o clima e com o consumo de água, fomentando uma transformação digital que possa melhorar a qualidade do mundo em que vivemos”, destaca o presidente da Elea Digital.
Atualmente, a companhia possui data centers em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, sendo duas unidades nas capitais do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.