Efeito pandemia: aumento da superfície de ataque digital preocupa

Pesquisa da Trend Micro mostra que 70% das empresas pesquisadas estão preocupadas com esse problema e 43% acreditam que ela está fora de controle
Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O preço pago com a expansão de TI nos últimos dois anos pode se tornar uma grande ameaça com o aumento da superfície de ataque digital, um problema que exige grandes esforços para ser contido. Pesquisa realizada pela Sapio Research a pedido da Trend Micro mostra que mais de 70% das organizações estão preocupadas com esse tema.

O levantamento revela ainda que mais de um terço dos pesquisados (37%) acreditam que essa superfície se tornou ” confusa e está em constante evolução” enquanto 43% acreditam que ela está ” fora de controle”.  As empresas globais estão cada vez mais preocupadas com os desafios do gerenciamento de risco e estão certos de que a  visibilidade é mais uma vez o principal entrave na hora de avaliar a exposição.

Quase dois terços (62%) disseram que os pontos cegos prejudicam a segurança, com maiores dificuldades nos ambientes de nuvem. Nas organizações globais, a percepção é que os desafios são multiplicados. Entre os entrevistados, 65% afirmaram que ser uma empresa internacional, com várias jurisdições, dificulta o gerenciamento da superfície de ataque. No entanto, um quarto (24%) ainda está mapeando seus sistemas manualmente e 29%, regionalmente, o que pode criar mais silos e lacunas de visibilidade.

O estudo também mostrou que mais da metade (54%) das empresas acredita que seu método de avaliação da exposição ao risco não é suficientemente sofisticado. Isso se reflete em outros quesitos analisados: apenas 45% têm uma forma bem definida de avaliar a exposição ao risco; mais de um terço (35%) revisam/atualizam sua exposição apenas uma vez ao mês ou até com menos frequência; apenas 23% revisam a exposição ao risco diariamente;

“A modernização do setor de TI nos últimos dois anos foi uma resposta necessária à pandemia, mas em muitos casos ela expandiu involuntariamente a superfície de ataque digital, oferecendo aos cibercriminosos mais oportunidades de comprometimento dos ativos”, disse Bharat Mistry, diretor técnico da Trend Micro.

Na avaliação de César Cândido, diretor geral da Trend Micro Brasil, para reduzir as lacunas de visibilidade e ter uma proteção efetiva é fundamental que as organizações e empresas tenham uma solução de segurança robusta, com plataforma em multicamadas, para rastrear comportamentos suspeitos desde a tentativa de invasão.

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10698