EasyMesh: roteador HUAWEI cria rede mesh forte e estável

Solução permite parear roteador da marca com equipamentos de outros fornecedores, flexibilizando as operações dos ISPs; HUAWEI WiFi AX3S, ponto de acesso de alto desempenho, tem suporte à ferramenta
Equipado com EasyMesh, roteador da Huawei facilita a formação de rede mesh
Com EasyMesh, ISP que trabalha com roteador da HUAWEI ganha mais uma opção para ofertar rede mesh

Com foco em prover as melhores tecnologias para os provedores de serviços de internet (ISPs), a HUAWEI deu um passo importante para tornar as operações de banda larga mais flexíveis, práticas e aderentes à realidade dos pequenos prestadores no país. O roteador de alta capacidade HUAWEI WiFi AX3S, o mais novo lançamento da marca no mercado nacional, fortalece esse posicionamento.

O equipamento suporta a solução EasyMesh. Em linhas gerais, a tecnologia permite parear roteadores de fornecedores distintos para criar uma rede mesh, ampliando o sinal sem fio por diversos cômodos da casa, do escritório ou do estabelecimento comercial.

A tecnologia EasyMesh, em termos técnicos, é um método de autenticação baseado em padrão desenvolvido pela Wi-Fi Alliance. A ferramenta tem como base o padrão IEEE 1905 e envolve a extensão de protocolos como WPS e WPA. Na prática, a tecnologia pode ser usada em redes domésticas ou corporativas e é destinada a habilitar múltiplos pontos de acesso.

Além disso, o recurso ajuda a estabelecer uma topologia de rede doméstica, estender e reforçar a área de cobertura do sinal WiFi e facilitar o gerenciamento da rede.

Confira outras vantagens do EasyMesh:

  • Inclui um protocolo de rede unificado, que permite configurar uma rede com dispositivos de outros fornecedores;
  • É capaz de sincronizar parâmetros. Isto é, se o SSID (Identificador de Conjunto de Serviços), a senha e o modo de criptografia forem alterados na rota primária, as definições poderão ser sincronizadas automaticamente com a rota secundária.
  • Oferece suporte à transferência de roaming.

Por que é importante para os ISPs?

Hoje em dia, para se destacar no competitivo mercado de banda larga fixa, o provedor precisa oferecer, além de velocidade, estabilidade e qualidade do sinal, uma cobertura WiFi que se estenda por todo o ambiente do cliente. Limitar o alcance da rede sem fio a um ou poucos cômodos ficou para trás.

Desse modo, a rede mesh é um dos principais diferenciais para conquistar a confiança e a satisfação do cliente com o serviço prestado.

Com a tecnologia EasyMesh, o provedor tem um ganho considerável em flexibilidade, uma vez que pode parear o roteador AX3S com outros equipamentos em seu estoque, sejam eles da HUAWEI ou de outros fornecedores.

Inclusive, dada a exímia capacidade de desempenho, o HUAWEI WiFi AX3S pode ser instalado na área com equipamentos que exigem mais banda (por exemplo, TV por streaming, videogames). Com essa solução, o ISP pode posicionar pontos de acesso menos robustos em ambientes que requerem uma cobertura de banda larga para o uso de aplicações mais simples.

AX3S, o primeiro roteador WiFi 6 da HUAWEI com EasyMesh

Lançado em dezembro de 2023 no Brasil, o AX3S é o primeiro roteador de WiFi 6 da HUAWEI com suporte à tecnologia EasyMesh.

O aparelho chega para contemplar planos de banda larga robustos. O roteador tem taxa de transmissão de até 3.000 Mbps – ou seja, é ideal para pacotes a partir de 1 Gbps, tendo em vista que muitos equipamentos não suportam planos de alta velocidade com eficiência.

Além disso, o AX3S foi desenvolvido para aproveitar toda a largura da banda contratada. Com base em uma tecnologia de gestão inteligente do sinal, o aparelho consegue transmitir dados conforme a necessidade de cada dispositivo conectado, evitando, assim, que a rede fique congestionada.

Adicionalmente, o roteador dispõe de banda dupla de conexão, funcionando nas frequências de 2,4 GHz (sinal mais amplo) e de 5 GHz (sinal mais potente). Inclusive, o AX3S apresenta uma área de cobertura considerável, chegando a 90 m². Com um único produto, é possível estender o sinal WiFi por diversos apartamentos de até esta dimensão.

Outra vantagem do aparelho recém-lançado é o suporte a até 128 dispositivos conectados simultaneamente em cada frequência, totalizando 256 dispositivos conectados ao roteador. Além do mais, o equipamento suporta largura de banda de 160 MHz, o que permite conexões mais rápidas e menos tempo de carregamento de dados (buffering).

Facilidade para criar redes mesh

A inclusão do EasyMesh deve trazer uma ampla flexibilidade para as operações dos ISPs. No entanto, vale lembrar que a HUAWEI sempre esteve à frente no que diz respeito à criação de redes mesh.

Isso porque o AX3S, assim como outros roteadores da marca, acompanha a solução HarmonyOS Mesh+, uma tecnologia que permite parear pontos de acesso da HUAWEI, criando uma rede WiFi comum entre os aparelhos.

Dessa forma, ao instalar o AX3S, o ISP sai ganhando ao ter mais opções disponíveis, facilitando a gestão de estoque dos pontos de acesso e o fornecimento do serviço de banda larga, o que também contribui para reduzir os gastos operacionais da empresa.

Confira, de forma resumida, algumas vantagens do roteador HUAWEI WiFi AX3S:

  • Compatível com a tecnologia EasyMesh, que permite criar redes mesh com roteadores de outras marcas;
  • Suporte à solução HarmonyOS Mesh+, ideal para formar redes mesh com outros roteadores da HUAWEI;
  • Equipamento de WiFi 6, com taxa de transmissão de até 3.000 Mbps;
  • Banda dupla de conexão (2,4 GHz e 5 GHz), com revezamento inteligente da frequência;
  • Suporta até 128 dispositivos conectados simultaneamente em cada banda, totalizando 256 aparelhos conectados;
  • Zona de cobertura de até 90 m²;
  • Largura de banda de 160 MHz, viabilizando conexões velozes e menos buffering.

Onde encontrar o HUAWEI WiFI AX3S

Provedor, quer oferecer o melhor serviço ao assinante? Então, conte com o HUAWEI WiFi AX3S.

O roteador já está disponível nos distribuidores oficiais FiberX, Connectoway, Agora Tecnologia, Fujioka, Rio Branco, Next e WDC Networks.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10376