EAF lança RFPs para rede do governo e infovia do Norte Conectado

Projetos da entidade fazem parte das obrigações firmadas no leilão do 5G. CEO comentou cronograma em live realizada pelo Tele.Síntese.
Leandro Guerra, CEO da EAF (Foto: Tele.Síntese)

O CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, afirmou, nesta segunda-feira, 15, que as RFPs (request for proposal) para o Norte Conectado e rede privativa do governo federal estão avançando. O tema foi discutido em live do Tele.Síntese, realizada nesta tarde.

A rede privativa para o governo é composta por conexão móvel em Brasília além de banda larga em cada capital. A ideia é que a estrutura seja “complementar” e garanta alta segurança no tráfego de dados.

“Estamos soltando a RFP agora com relação à rede de governo, iniciando o processo”, contou Guerra. Todas as deliberações passarão pelo aval do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

A expectativa é de iniciar obras em 2023. “Estamos contratando uma consultoria que vai nos dar suporte para detalhar as especificações técnicas, para daí contratar as redes. Imagino que deva acontecer a partir do ano que vem o início da aquisição dos equipamentos, seja para rede móvel seja para rede fixa”, disse Guerra.

Norte Conectado

Para o projeto de conectividade da Amazônia, Guerra afirma que o processo “está mais avançado”.

“Já soltamos recentemente um RFP pro mercado para contratar uma consultoria que vai desenvolver serviço de engenharia, o Estudo de Viabilidade de Rota. É um trabalho que tem que ser feito fisicamente nas rotas que essa fibra vai percorrer no Norte, isso vai ser um trabalho de alguns meses”, conta o CEO.

O desafio, lembro, está em definir onde nos leitos rios amazonenses os cabos devem ser instalados para funcionar corretamente e dar menos manutenção. As empresas contratadas farão um mapeamento do leito dos rios, e com base nessas informações vão dizer onde os cabos da infovia podem passar. Após esta etapa, será lançada outra RFP para a aquisição da infraestrutura a ser instalada.

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura dos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 832