Serão distribuídos para o programs Internet Brasil
MVNOs vão atender alunos do Internet Brasil/Crédito: Freepik
As MVNOs Dry Company do Brasil Tecnologia, ligada à Surf Telecom, e a Nuh! Digital serão as primeiras fornecedoras de chips e planos de dados para os alunos beneficiados na primeira etapa do Programa Internet Brasil. A seleção foi feita pela Rede Nacional de Estudo e Pesquisa (RNP), cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 26, após a publicação da lei que instituiu o programa.
As empresas devem fornecer 10 mil pacotes de dados, nas tecnologias 3G e 4G, com pelo menos 5GB mensais, podendo ser ampliado para 770 mil acessos em 12 meses. A Dry, primeira colocada, ficará responsável por 70% dos acessos.
A qualidade do serviço de dados móveis deve atender, no mínimo, aos requisitos dos regulamentos aplicáveis da Anatel, garantindo atendimento suficiente para que o acesso à conteúdos educacionais ocorra de forma remota. O aluno poderá usar o pacote de dados em Gigabytes de seu plano de dados para navegar na Internet, acessar conteúdos e aplicativos de forma irrestrita, a fim de realizar as suas atividades acadêmicas e curriculares, e deverá ser possível o roteamento para o sinal WiFi, na modalidade “hotspot”, para outros dispositivos como “tablets”, “notebooks” e computadores.
Todo o tráfego de dados demandados pelos usuários deverá ser direcionado para a solução de monitoramento da RNP ou de empresa indicada por ela. Portanto, deverá ser implementada configuração de APN (Access Point Name) capaz de convergir o tráfego para endereço indicado, de forma a viabilizar o monitoramento e controle de acesso.
A RNP definirá a rede a ser utilizada de acordo com cobertura do sinal de telefonia móvel disponível na área de uso do chip, da melhor qualidade de sinal na região e conforme critérios especificados no termo de referência. Está prevista a possibilidade de troca de operadora, por falta de qualidade do sinal ou por mudança de endereço do aluno e ainda em decorrência do término de contrato com a RNP.
As MVNOs vencedoras da seleção do Programa Internet Brasil deverão iniciar o fornecimento em até cinco dias após assinatura do contrato. A RNP firmou uma parceria com o Ministério das Comunicações para apoio à estruturação e operação do Programa Internet Brasil.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies. De acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.