DPDC chama WhatsApp e Facebook sobre partilha de dados

A preocupação do sistema de defesa do consumidor é quanto a mudança dos termos de uso.

ETS46-AndreLuiz-Lopes-dos-Santos-02-foto-Felipe-Canova-Goncalves.jpg

O Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor chamou, na semana passada, os representantes do WhatsApp e do Facebook (que pertencem a mesma empresa) para debater as mudanças contratuais promovidas pelo grupo, em agosto deste ano.

Em toda a Europa as empresas tiveram que recuar desta medida, porque a autoridade regulatória entendeu que a mudança contratual não poderia ter sido imposta aos consumidores. O grupo, na verdade, deu um prazo para que os seus antigos clientes concordassem em compartilhar os dados entre os dois aplicativos. O usuário que não se manifestasse teria seus dados automaticamente partilhados.

Segundo o diretor do DPDC, André Luiz dos Santos, a preocupação do sistema de defesa do consumidor é quanto às mudanças nos termos de uso dos aplicativos, sem que o  usuário fosse devidamente informado. “Iniciamos as conversas”, disse ele. O diretor participou do 46 Encontro Tele.Síntese.

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279