Disney aciona novamente o Cade por decisão sobre a Fox

O Cade autorizou a aquisição da 21st Century Fox pela Walt Disney Company e, fevereiro deste ano, mas estabeleceu que os canais Fox Sport fossem vendidos.

A Procuradoria Geral e a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) voltaram a se manifestar concordando com o pleito da Walt Disney Company no processo de aquisição da 21st Century Fox. O Cade decidiu sobre o pleito em fevereiro deste ano, autorizando a fusão do Brasil, desde que fossem vendidos os canais Fox Sports no Brasil.

Embora à época da decisão o prazo estabelecido pela órgão antitruste para que a venda se concretizasse tivesse ficado sob sigilo, o Cade, em casos anteriores, determinava que a venda de empresa ocorresse no prazo máximo de seis meses. O que também deve ter ocorrido também nesse negócio.

Na avaliação de fontes do mercado, esse movimento de agora deve ser exatamente esse caso. Também sob sigilo, a decisão  de setembro dos dois órgãos que se manifestaram, pela aprovação do pleito da Disney, deve ser para a prorrogação do prazo para a concretização da venda dos canais Fox Sports.

O negócio

A fusão dos dois estúdios movimentou US$ 71,3 bilhões e prevê a transferência de estúdios de cinema e TV da Fox, além dos canais FX e National Geographic.

Os 22 canais regionais esportivos Fox Sports, também adquiridos no pacote, terão de ser vendidos – inclusive o brasileiro – a fim de atender a demandas regulatórias. Aqui no Brasil, o Cade proibiu a concentração, ressaltando que a Disney já é dona dos canais ESPN. A marca Fox Sports seguirá nas mãos da Fox.

A compra também incluiu a participação da Fox no aplicativo Hulu, que passa a ser majoritariamente da Disney (entre os sócios estão Comcast e AT&T).

Segundo a Disney, os novos ativos vão acrescentar US$ 19,3 bilhões às receitas e US$ 1,6 bilhão aos lucros já no primeiro ano da integração. Outros US$ 2 bilhões serão obtidos em sinergias até 2021. A Fox continuará a dona de outros canais de notícias e emissoras de TV nos Estados Unidos – a empresa tem 28 emissoras naquele país.

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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