Cresce demanda por banda larga de bordo na América Latina
Pesquisa da consultoria Gfk realizada entre agosto de 2015 e março de 2016 a pedido da operadora de satélites Inmarsat, e publicada hoje, 24, revelou que 78% dos passageiros da América Latina consideram a conectividade a bordo uma solução importante para suas necessidades, em comparação com 73% na região Ásia-Pacífico e 64% da Europa.
No entanto, 91% dos respondentes latino-americanos – que nunca tiveram a oportunidade de se conectarem via banda larga durante um voo – desejam fazê-lo; e apenas 55% dos entrevistados já tiveram acesso a este serviço. Foram entrevistados mais de 9.000 passageiros da América Central e do Sul, Europa, Ásia e Austrália que fizeram um voo de curta, média ou longa distância no ano passado e que levaram pelo menos um dispositivo móvel pessoal a bordo da aeronave.
Conexão a bordo é preferida a entretenimento a bordo
Os passageiros latino-americanos estão interessados em utilizar banda larga a bordo especialmente para streaming de vídeos, redes sociais e para navegar em sites de viagens. Entre os viajantes ao redor do mundo, há a preferência de substituir o tradicional entretenimento a bordo (IFE) pela conexão à internet durante o voo (IFC). Para 71% dos viajantes da América Latina, não seria necessário qualquer serviço de entretenimento a bordo se fosse oferecido o serviço de banda larga. Esta preferência também foi registrada na Ásia-Pacífico (64%) e na Europa (58%).
Os resultados da pesquisa sugerem que as companhias aéreas deveriam prestar atenção ao tema, uma vez que 78% dos passageiros da América Latina esperam que a conectividade a bordo substitua o entretenimento tradicional na próxima década. Mesmo hoje, mais de 80% deles preferem voar com uma empresa que ofereça o serviço. Os que viajam a negócios são particularmente propensos a terem sua escolha pela companhia aérea influenciada pela disponibilidade de conectividade a bordo.
Os passageiros latino-americanos dão maior importância à confiabilidade, disponibilidade e velocidade da banda larga a bordo, em vez do preço. A confiabilidade é o aspecto mais importante para 76% deles, enquanto 62% afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por uma conexão mais veloz, de qualidade superior. Os resultados sugerem que, ao escolherem um fornecedor, as companhias aéreas devam considerar prioritária a qualidade e a capacidade do serviço.
Mercado brasileiro
A pesquisa apontou ainda que 78% dos brasileiros pensam que a banda larga a bordo substituirá os sistemas de entretenimento dentro dos próximos cinco ou dez anos. Hoje, 70% deles ficariam felizes em ficar sem entretenimento de bordo caso fosse oferecida internet durante os voos. Os brasileiros também consideram este serviço um importante influenciador na escolha da companhia aérea, sendo que 83% alegaram que ela afetaria sua decisão. A qualidade do serviço também é fundamental para eles: 83% citaram a confiabilidade como o atributo mais importante; e 65% estando dispostos a pagar mais por uma banda larga a bordo mais veloz. (Com assessoria de imprensa)