CPqD anuncia nova versão da plataforma aberta dojot

Versão Aikido tem nova interface de operação e possibilidade de visualizar dispositivos em um mapa

dojot-cpqd-exati-poste-telegestao

A plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPqD para a criação de aplicações de Internet das Coisas (IoT), ganhou uma nova versão, batizada de Aikido. Entre as modificações, traz uma nova interface de operação e a visão da distribuição dos dispositivos em um mapa. Passou a permitir a atualização e exibição de dados em tempo real, a visão de alarmes da plataforma e o uso de canal seguro e criptografia.

Outra mudanças, relacionadas à experiência do uso, foram aplicadas à plataforma. Agora, é possível gerenciar templates de dispositivos, atualizações de firmware e suporte à atuação em dispositivos (para configuração e envio de comandos a partir da plataforma).

“Uma funcionalidade importante é a de function as a service (FaaS), que permite usar a dojot para disponibilizar funções criadas fora dela para todo o ecossistema de IoT”, ressalta Maurício Casotti, responsável de marketing da dojot no CPqD. Ele afirma que um novo broker de contextos foi incorporado à dojot Aikido, o que torna a solução mais flexível, escalável e robusta. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122