Correios: metas para 2028 incluem menos emissão de poluentes
A partir de 2025, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) terá novas metas a cumprir. A portaria nº 15.441 do Ministério das Comunicações (MCom) acrescentou metas de redução da emissão de gases poluentes de efeito estufa no quadriênio 2025-2028 dos Correios, além de metas de satisfação dos usuários com a rede de atendimento.
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 13 de dezembro, a portaria do MCom manteve o índice de universalização dos serviços a ser atendido no período, bem como os indicadores de qualidade da entrega. Esses itens já faziam parte do plano estabelecido para o quadriênio anterior, que termina em 2024.
Menos poluição
O documento do MCom aponta dois objetivos para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Um deles inclui emissões diretas dos Correios somadas à geração indireta da geração de energia elétrica ou térmica comprada pela ECT. A outra meta junta a esses dois itens emissões indiretas da cadeia de valor dos Correios.
No primeiro caso, a meta de redução da poluição começa em 3,97% em 2025 e progride até 13,82% em 2028. No segundo, a meta vai de 2,01% no próximo ano até 3,48% ao final do quadriênio.
Satisfação dos usuários
Outra novidade é a meta de satisfação dos usuários quanto à rede de atendimento. Os índices de avaliação a serem atingidos vão de 9,1 em 2025 a 9,4 em 2028.
Universalização do serviço
Quanto à quantidade de posições de atendimento, não houve mudanças em relação ao plano do quadriênio anterior. A meta continua sendo uma oferta de 100% das posições de atendimento. Para isso, a portaria determina que haja atendimento ainda que parcial, disponibilizando “canal de atendimento ao cliente por, pelo menos, 4 horas em um dia útil da semana, desde que o distrito possua população acima de 499 habitantes”.
Em relação aos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes atendidos, o MCom estabelece que no próximo ano o índice chegue a 96% e a 100% em 2028.
Vale observar que a meta de 100% de atendimento havia sido estabelecida para 2024. O MCom também havia previsto que esse atendimento chegasse a 96,5% já em 2023.
Qualidade
As metas de qualidade do serviço estão relacionadas ao prazo de entrega das encomendas. Nesse caso, a mudança está no prazo maior das entregas. Carta e cartão-postal simples ou registrados, que no plano anterior tinham prazo de até cinco dias úteis, passam para sete. A meta é cumprir 93% das entregas no prazo (o índice é o mesmo para os quatro anos.
O prazo de impresso simples ou registrado passa de 11 para 15 dias úteis e a meta é ter 93% das entregas sem atraso.
Só encomendas não urgentes, sem valor declarado, tiveram redução de um dia na entrega, passando para nove dias úteis. A meta é que 95% das postagens cheguem aos usuários no prazo.