Copom eleva Selic de 11,25% para 12,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), aumentou a Selic, taxa básica de juros, em 1 ponto percentual. Com o ajuste feito nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a Selic passa de 11,25% para 12,25% ao ano.
Em nota, o comitê afirmou que vem acompanhando com atenção como os desdobramentos da política fiscal do governo têm impactado a política monetária e os ativos financeiros. “Avaliou-se que tais impactos contribuem para uma dinâmica inflacionária mais adversa”, afirmou o órgão.
O Comitê tem acompanhado com atenção como os desenvolvimentos recentes da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio.
Além disso, o Copom explicou que o cenário atual, com desancoragem das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, assim como o dinamismo acima do esperado na atividade econômica, exigem uma política monetária ainda mais contracionista.
“O Copom então decidiu realizar um ajuste de maior magnitude, elevando a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 12,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”, completou.
O colegiado não descarta outros dois ajustes de mesma magnitude, ou seja, de 1 p.p., nas suas próximas duas reuniões. A decisão foi tomada por unanimidade, o que inclui o voto favorável do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do futuro presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, que assume no início de 2025.
Este é o terceiro aumento da taxa de juros desde setembro e o maior deles. No primeiro aumento, a Selic passou de 10,5% para 10,75% ao ano. No segundo, em novembro, a taxa foi elevada em 0,5 p.p., subindo para 11,25% ao ano. (Com informações do BC)