Consultorias enxergam melhora no mercado mundial de smartphones
As consultorias Gfk e Gartner reformularam suas previsões para 2016, passando a enxergar expansão maior em vendas de smartphones. A Gfk elevou suas estimativas iniciais, passando a prever crescimento de 5% na comercialização dos celulares inteligentes, resultando em um mercado de US$ 426 bilhões.
No começo do ano, a estimativa era que as vendas somassem US$ 400 bilhões. Ao todo, serão vendidos 1,39 bilhões de dispositivos. A melhora se deve aos resultados dos países em desenvolvimento da Ásia e da África. A empresa afirma que cresceu a procura no campo pelos smartphones, o que funcionou como catalisador.
Já a Gartner publicou resultados nos quais cinco das 10 maiores fabricantes de smartphones do mundo ampliaram suas vendas. No segundo trimestre, as remessas das frabricantes cresceram 4,3%, atingindo 344 milhões de unidades. Samsung vendeu 76,7 milhões de aparelhos (ante 72 milhões um ano antes). A Apple teve retração, vendendo 44,4 milhões de iPhones (48 milhões no segundo tri de 2016). Huawei, Oppo e Xiaomi venderam mais, e ocupam terceira, quarta e quinta posição, respectivamente, no ranking da Gartner.
A consultoria também mostra que o predomínio do Android está longe de ser desafiado. O sistema operacional desenvolvido pelo Google estava em 86,2% dos smartphones remetidos às lojas, enquanto o iOS, da Apple, em 12,9%. O Windows, que um ano antes tinha 2,5% de market share, passou a 0,6%, com apenas 1,9 milhão de unidades distribuídas.