Consultoria projeta crescimento lento, porém contínuo, do Open RAN

ABI Research prevê reviravolta no mercado de Open RAN este ano, com aumento da disputa no segmento por parte de Ericsson e Nokia

Foto: Freepik

A consultoria ABI Research divulgou nesta quarta-feira, 24, relatório com previsões para o mercado Open RAN. No material, diz que a tecnologia continuará crescendo em adoção, embora de forma lenta. Ainda assim, representará de 6% a 8% do mercado mundial de redes móveis até o final de 2024.

“Atualmente, os fornecedores de Open RAN, incluindo Samsung, Mavenir, NEC, Fujitsu, Rakuten Symphony e Parallel Wireless detêm cerca de 95-97% da participação total do mercado de Open RAN, enquanto os fornecedores estabelecidos, incluindo a Ericsson, começam a desenvolver seu ecossistema Open RAN. É esperada uma reviravolta na indústria durante o segundo semestre de 2024”, afirma Saqlain Ali, analista sênior de 5 G, 6G e Open RAN da ABI Research.

Mavenir, NEC, Samsung, Fujitsu e Rakuten Symphony estão liderando as primeiras implantações de Open RAN, mas vão enfrentar a partir deste ano a concorrência de Ericsson e Nokia. Considerando a sua presença global no mercado RAN, a Nokia e a Ericsson estão numa posição vantajosa para realizar implementações de RAN aberta em grande escala nos próximos anos.

Cita, por exemplo, que a Ericsson ganhou recentemente um acordo considerável com a AT&T para implantar Open RAN nos Estados Unidos. Além disso, a Nokia está fazendo parceria com operadoras como DT e NTT DOCOMO e fornecedores de RAN aberta, incluindo Mavenir, para acelerar suas vendas em Open RAN.

“Embora o ecossistema Open RAN não esteja maduro, as implantações em pequena escala continuarão nos próximos anos. No entanto, com mais avanços relacionados ao silício Open RAN, interoperabilidade e testes de vários fornecedores, e a disponibilidade de interface RIC e ULPI para MIMO massivo podem resultar em resultados mais favoráveis, e um ponto de inflexão pode acontecer entre 2027 e 2028″, conclui o analista. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111